CONTEÚDO - LÍNGUA PORTGUESA - 6º ANO FUNDAMENTAL II

11/12/2011 11:51

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

 

* Linguagem oral;

 Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção (poema, relato pessoal, notícia, reportagem);

 Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;

 Análise das intenções explícitas, inferência das intenções implícitas do enunciador e posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;

 Argumentação e contra argumentação com consistência e objetividade;

 Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideias e debates, teses e opiniões e / ou a partir de leituras diversas.

 

Linguagem escrita

Gêneros textuais: conto maravilhoso, resumo, relato pessoal, e-mail, diário, cartaz, receita, fábula, poema (contato e uso), propaganda, história em quadrinhos / tirinha, esquema, pequenos textos de opinião;

 Análise e reflexão sobre a língua;

 Características dos gêneros textuais;

 Análise das sequências discursivas: descrição e narração;

 Variação linguística;

 Léxico: sinonímia;

 Ambiguidade;

 Linguagem conotativa;

 Fato / opinião;

 Ortografia;

 Análise do efeito de sentido decorrente do uso de pontuação expressiva.

 

Morfossintaxe:

 Relações morfossintáticas (determinantes e determinados);

 Classes de palavras: substantivo, adjetivo e locução adjetiva, pronome, numeral, artigo;

 Concordância nominal;

 Correlação de termos referentes.

 

REDAÇÃO

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Linguagem oral;

 Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção;

 Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;

 Percepção das intencionalidades discursivas ao analisar as informações explícitas e implícitas, as inferências e os pressupostos, além de posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;

 Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade;

 Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideias, debates, teses e opiniões levando-se em conta leituras diversas.

 

Linguagem escrita – Produção de textos

 

Reconhecimento e caracterização dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo e preditivo;

 Reconhecimento e caracterização dos diversos gêneros textuais: conto maravilhoso, resumo, relato pessoal, e-mail, diário, cartaz, receita, fábula, poema, propaganda, história em quadrinhos/tirinha, esquema, pequenos textos de opinião;

 Produção de textos com clareza e objetividade;

 Adequação da linguagem ao interlocutor e à situação;

 Apresentação de textos levando-se em conta a legibilidade, a organização espacial, a correção e a pontuação;

 Elaboração de textos com coerência, coesão, continuidade, considerando-se o tipo e o gênero textual proposto, tendo em vista um possível leitor;

 Segmentação do texto em parágrafos;

 

 Transposição da linguagem não-verbal para a verbal e vice-versa

 Relacionamento entre linguagem verbal e não-verbal na elaboração de textos.