CONTEÚDO - LÍNGUA PORTGUESA - 8º ANO FUNDAMENTAL II
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção;
Interpretação do texto oral, consideração e a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;
Análise de afirmações explícitas, inferências e afirmações implícitas do enunciador, bem como posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;
Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade;
Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideais, debates, teses, opiniões e/ou a partir de leituras diversas.
Linguagem escrita
Gêneros textuais: texto teatral, crônica, anúncio publicitário, artigo, notícia, reportagem, seminário, resumo, charge, cartum, poema, esquema, anúncio publicitário, crônica argumentativa;
Análise e reflexão sobre a língua;
Características dos gêneros textuais;
Sequências discursivas: descrição, narração e dissertação;
Discurso direto, indireto e indireto livre;
Variação linguística;
Ortografia;
Figuras de linguagem;
Valor semântico da pontuação;
Verbo (modo imperativo);
Vozes verbais;
Termos da oração: tipos de sujeito, tipos de predicado, complementos verbais, predicativos (sujeito/objeto), adjuntos. (adnominais e adverbiais), complementos nominais, aposto, vocativo, agente da passiva;
Conjunções coordenativas e subordinativas;
Período composto por coordenação.
REDAÇÃO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção;
Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;
Percepção das intencionalidades discursivas ao analisar as informações explícitas e implícitas, as inferências e os pressupostos, além de posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;
Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade;
Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideias, debates, teses e opiniões, levando-se em conta leituras diversas;
Linguagem escrita – Produção de textos
Reconhecimento e caracterização dos diversos gêneros textuais: texto teatral, crônica e crônica argumentativa, anúncio publicitário, artigo, noticia, reportagem, resumo, charge, cartum, poema, esquema;
Adequação da linguagem ao interlocutor e â situação;
Apresentação de textos levando-se em conta a legibilidade, a organização espacial, a correção e a pontuação;
Elaboração de textos com coerência, coesão, continuidade, considerando-se o tipo e o gênero textual proposto, tendo em vista um possível leitor;
Segmentação do texto em parágrafos;
Transposição da linguagem não-verbal para a verbal e vice-versa;
Relacionamento entre linguagem verbal e não-verbal na elaboração de textos;
Transposição de um tipo de discurso para outro ao parafrasear textos;
Reconhecimento dos elementos da crônica narrativa;
Importância do ritmo e da musicalidade na construção de poemas