CONTEÚDO - LÍNGUA PORTGUESA - 9º ANO FUNDAMENTAL II
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção
Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, ambiguidade a subjetividade do discurso.
Análise de informações explícitas, inferências e informações implícitas do enunciador, bem como posicionamento crítico em relação às vozes do discurso.
Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade.
Elaboração de sínteses orais, a partir da escuta de ideias, debates, teses, opiniões e/ou a partir de leituras diversas.
Linguagem escrita
Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião, editorial, carta do leitor, manifesto, carta argumentativa, resenha crítica;
Análise e reflexão sobre a língua;
Característica dos diversos gêneros discursivos;
Análise das sequências discursivas;
Dissertação/ argumentação (tópico frasal);
Variação linguística;
Figuras de linguagem;
Léxico: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia;
Ortografia;
Pontuação e seus efeitos expressivos;
Estrutura e processos de formação de palavras;
Sintaxe do período composto ( coordenação e subordinação);
Relações de concordância verbal e nominal entre os termos da oração;
Regência de nomes e verbos e suas implicações de sentido;
Colocação pronominal.
REDAÇÃO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Linguagem oral
Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção;
Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;
Percepção das intencionalidades discursivas ao analisar as informações explícitas e implícitas, as inferências e os pressupostos, além de posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;
Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade;
Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideias, debates teses e opiniões, levando-se em conta leituras diversas;
Linguagem escrita – Produção de textos
Reconhecimento e caracterização dos diversos gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, reportagem, noticia, artigo de opinião, editorial, carta do leitor, manifesto, carta argumentativa, resenha critica , romance, entrevista;
Os elementos estruturadores do texto argumentativo;
Os tipos de argumento;
A clareza e a objetividade;
Os elementos de textualidade;
O tópico frasal;
A legibilidade, a organização no espaço, a correção e a pontuação;
A coesão e a coerência.