CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO MÉDIO

05/12/2011 22:20

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

* LINGUAGEM: A ARQUITETURA DA LÍNGUA

 

NESTE ...

A) ORDENAR PALAVRAS, PRODUZIR SENTIDOS

B) INTRODUÇÃO A SINTAXE

C) FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

 

* PERÍODO SIMPLES

 

NESTE ...

A) TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

B) TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO

C) TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO

 

* PERÍODO COMPOSTO

 

NESTE ...

A) ORAÇÕES COORDENADAS

B) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

C) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

D) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

 

* ASPECTOS DA SINTAXE NA VARIEDADE PADRÃO

 

NESTE ...

A) COLOCAÇÃO PRONOMINAL

B) CONCORDÂNCIA  REGÊNCIA

 

* PRODUÇÃO DE TEXTO: A PLURALIDADE EM DESTAQUE

 

NESTE ...

A) NARRAR - CONTO PSICOLÓGICO

B) RELATAR - ENTREVISTA

C) EXPOR - SEMINÁRIO / ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

D) ARGUMENTAÇÃO - ANÚNCIO PUBLICITÁRIO / ARTIGO DE OPINIÃO / DISSERTAÇÃO PARA O ENEM / DISSERTAÇÃO PARA O VESTIBULAR

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Interpretação de texto s de diferentes gêneros;

 Funções da linguagem;

 Fato / Opinião;

 Estrutura das palavras;

 Formação de palavras;

 Concordância nominal / concordância verbal;

 Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);

 Ortografia;

 Emprego do hífen (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);

 Morfologia (apresentação das classes morfológicas);

 Morfologia: artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;

 Verbos: tempos do presente, tempos do pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro (indicativo)

 Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;

 Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;

 Vozes verbais;

 Funções do pronome se;

 Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;

 Oração coordenada.

 

REDAÇÃO

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu

interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Revisão;

 Texto Dissertativo;

 Delimitação do tema;

 A linguagem dissertativa;

 As características do texto dissertativo-argumentativo;

 Tipos de introdução;

 O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e Progressão;

 A conclusão;

 A carta dissertativa;

 Estrutura e elementos da carta;

 A máscara na carta;

 Coerência e coesão textuais;

 A redação no Enem;

 Critérios de correção do Enem;

 Critérios de avaliação de outros vestibulares;

 Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano;

 Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares;

* Projetos e Pesquisas.