CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO MÉDIO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
LINGUAGENS
* LINGUAGEM: ANALISAR, CLASSIFICAR, PRODUZIR SENTIDO
NESTE ...
A) LÍNGUA: FORMA, FUNÇÕES E SENTIDOS
B) ESCOLHER E CONBINAR
C) EIXOS E NÍVEIS DA LÍNGUA
D) O EIXO DAS ESCOLHAS E O EIXO DAS COMBINAÇÕS
E) OS NÍVEIS DE DESCRIÇÃO DA LINGUÍSTICA
F) ESCOLHER E COMBINAR NOS VÁRIOS NÍVEIS DA LÍNGUA
G) NÍVEL FONOLÓGICO
H) NÍVEL MORFOLÓGICO
I) NÍVEL SEMÂNTICO
J) NÍVEL SINTÁTICO
K) NÍVEL PROGMÁTICO
* TRÊS FACES DA PALAVRAS
NESTE ...
A) ANALISAR, DESCREVER E CLASSIFICAR PALAVRAS
B) CLASSIFICAR COMO? PARA QUÊ?
C) UMA LONGA TRADIÇÃO
D) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
E) AS 10 CLASSES DE PALAVRAS
* SERES, OBJETOS, QUANTIDADES E QUALIDADES
NESTE ...
A) SUBSTANTIVOS
B) ARTIGOS E NUMERAIS
C) ADJETIVOS
D) PRONOMES
* AÇÕES, ESTADOS E CIRCUNSTÂNCIAS
NESTE ...
A) VERBOS I
B) VERBOS II
C) ADVÉRBIOS
* CONEXÕES E EXPRESSÃO
NESTE ...
A) PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES E INTERJEIÇÕES
* PRODUÇÃO DE TEXTO: CONSTRUINDO OS GÊNEROS
NESTE ...
A) NARRAR - CRÔNICA
B) RELATAR - PERFIL BIOGRÁFICO
C) EXPOR - ARTIGO ENCICLOPÉDICO / ARTIGO EXPOSTIVO
D) ARGUMENTAR - EDITORIAL / RESENHA CRÍTICA / DEBATE REGRADO
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Interpretação de textos de diferentes gêneros;
Funções da linguagem;
Fato / Opinião;
Revisão das classes morfológicas;
Verbos: tempos do presente, do pretérito perfeito imperfeito, do futuro (todos do indicativo)
Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;
Vozes verbais
Funções do pronome se;
Oração subordinada: substantiva, adjetiva.
REDAÇÃO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação
O relato: relatório
O texto narrativo
Elementos da narrativa:
A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear;
B) Discurso direto, indireto e indireto-livre;
C) Tipos de narrador;
D) Personagens;
E) Tempo cronológico e psicológico;
O texto dissertativo;
Tipos de parágrafos de introdução;
Dissertação expositiva e argumentativa;
Descrever e dissertar;
Narrar e dissertar;
Técnicas de argumentação;
A carta argumentativa;
Características da carta;
Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo-argumentativo;
A máscara na carta;
Informatividade e senso comum
Paralelismo;
Editorial;
Artigo de opinião;
Temas de vestibulares;
* Projetos e Pesquisas.