CONTEÚDO PARA O EXAME DO 6º ANO EM 2011

11/12/2011 21:48

CONTEÚDO

ADVÉRBIOS

CONJUNÇÕES

ARTIGOS – DEFINIDOS E INDEFINIDOS

 

ADVÉRBIOS

O sol brilha imensamente – advérbio de modo

O sol brilha imensamente – advérbio de modo

Para facilitar nossa compreensão sobre este tema, analisaremos primeiramente as seguintes orações:

Eu gosto muito de sorvete com calda de chocolate.

Meu cãozinho recebe-me carinhosamente.

Nas férias eu visitei Fernando de Noronha.

Os termos que estão destacados se ligam diretamente ao verbo revelando algo sobre ele. Entenda como se dá este processo:

Eu gosto muito – A palavra muito indica a proporção. Como poderia ser pouco, mais ou menos, e assim por diante.

Recebe-me carinhosamente – Indica a maneira como o cão recebe seu dono. Como também poderia ser ferozmente.

Eu visitei Fernando de Noronha – Revela o lugar visitado por alguém. Poderia ser outro qualquer.

Desta forma, podemos classificar o advérbio como o termo que se refere ao verbo, modificando-o.

Com o objetivo de ampliarmos os nossos conhecimentos, vejamos a seguir uma relação com os principais tipos de advérbios:

 

Lugar – aqui, ali, perto, longe, Brasília, Maceió, na praça, no colégio, entre outros.

Ex: Fábio mora aqui.

Afirmação – sim, com certeza.

Com certeza irei à sua festa de aniversário.

Dúvida - talvez, possivelmente, acaso, decerto.

Talvez hoje conhecerei seus primos.

Negação - nunca, jamais, não.

Eu não obtive boa nota na avaliação.

Modo – calmamente, docilmente, bem, mal, alegremente, devagar, ruidosamente, e outros

Mamãe me abraça alegremente.

Intensidade – muito, pouco, bastante, menos, demais, tão, quanto.
Estou muito feliz com a sua chegada.

 

TABELA DAS CONJUNÇÕES

 

Oração

Conjunções adverbiais

Exemplos

Causal

porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.

A cidade foi alagada porque o rio transbordou.

Condicional

se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.

Deixe um recado se você não me encontrar em casa

Conformativa

conforme, consoante, como, segundo, etc.

Tudo ocorreu como estava previsto.

Consecutiva

que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.

A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

Comparativa

como, que, do que, etc.

Ele tem estudado como um obstinado (estuda).

Concessiva

embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.

Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.

Final

para que, a fim de que, que, porque, etc.

Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.

Proporcional

à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc.

Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar.

Temporal

quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, etc.

Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos definidos e indefinidos

Os artigos escrevem-se antes dos nomes, com os quais concordam sempre em género e número. Em Português há duas espécies de artigos:

Definidos - determinam um ser (pessoa, animal ou coisa) entre diversos da mesma espécie;
Indefinidos - indicam que nos referimos a um ser indeterminado entre outros da mesma espécie.

 

Artigos definidos e indefinidos

 

 

Artigos definidos

Artigos indefinidos

Masculino

Feminino

Masculino

Feminino

Singular

o

a

um

uma

Plural

os

as

uns

umas

 

ATIVIDADES

 

SÉRIA DECISÃO

 

Agora que tomei coragem,

Escrevi e mandei o bilhete,

Só me resta esperar... esperar...

 

Se ele me topar,

Se for mesmo grandão,

Se não for só fingimento

Tanto olhar de vulcão,

Logo ele liga

Ou para a moto no portão.

Escrever ele não se atreve,

Pois me acha uma intelectual

E tem alergia por gramática.

 

Engraçado, assim que tomei coragem

E soltei a paixão no bilhete,

Já me senti aliviada.

Mais forte para um Não, mais fraca para um Sim.

 

(JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. 16. Ed. São Paulo. Atual. 2003. P.34).

 

CONSTRUA

 

1 – O texto é um bilhete ou um poema? Explique.

 

2 – No segundo verso da 1ª estrofe temos um artigo. Qual é ele?

 

3 – Quem é o autor desse texto?

 

4 – Em que livro esse texto foi publicado?

 

5 – Na última estrofe, no verso quatro temos um Advérbio de Afirmação, diga pra mim quem é ele? Já no quinto verso um Advérbio de Negação, indique quem é ele.

 

6 – Identifique o público – alvo do texto:

(           ) crianças

(           ) adolescentes

(           ) adultos

 

7 – Na última estrofe, em seu segundo verso tem o artigo a, em que categoria ele se encaixa?

  1. Artigo definido feminino no singular
  2. Artigo indefinido masculino no plural
  3. Artigo definido feminino no plural
  4. Artigo indefinido feminino
  5.  

8 – Indique um advérbio dê:

  1. Intensidade
  2. Modo
  3. Afirmação
  4. Negação

9 – Na frase: Engraçado, assim que tomei coragem, que conjunção tem?

(      ) Temporal

(      ) Proporcional

(      ) Confirmativa

(      ) Consecutiva

 

10 – Deixe abaixo uma Mensagem de Natal para quem você quiser. Pode ser em até 10 linhas.