RESUMO – O NINHO DOS GAVIÕES DE JOSÉ MAVIAEL MONTEIRO

20/11/2011 21:58

 Os alpinistas Márcia, Alfredo, Oswaldo e Dagomir não foram escolhidos pelo Clube Amigos da Montanha, presidido por Ronaldo, para escalar o pico Ninho dos Gaviões. Resolvem, então, ir por si mesmo.
 Márcia e Ronaldo recebem cartas anônimas advertindo – os para não irem ao pico. Uma falsa sociedade ecológica manifesta – se no jornal contra a escalada. Ladrões roubam do clube fotos sobre o pico.
 Movimentar defensores da Natureza contra a excursão.
 Roubaram as fotos e os “slides” que mostravam o pico em detalhes.
 Impedir Ronaldo de realizar a escalada e a filmagem junto com Marco Antônio.
 Lanternas na escuridão.
 Os bandidos no alto do pico.
 Lugarejo localizado no alto da serra do Mar, cercado de mata virgem. Há apenas uma praça, algumas coisas isoladas, poucos moradores. Pelas ruas passam galinhas, cachorros e carroças. O principal contato com a civilização é feito através do som alto de um rádio, saído de um bar.
 O Ninho dos Gaviões era o esconderijo da quadrilha de traficantes, que ali tinha seu laboratório de refinamento de cocaína. Ao tomar conhecimento da escalada ao pico, fizeram de tudo para impedi – lá e, assim, não serem descobertos.
 Fixaram cunhas e grampos na rocha.
 Utilizaram – se de cordas presas a mosquetões.
 Subiram alguns trechos agarrando – se as saliências da rocha e impulsionando o corpo para cima.
 Ronaldo não sabia que Márcia e seus amigos fariam a escalada. Ronaldo também recebia cartas anônimas e, portanto não poderia ser o autor delas.
 Enquanto conversa em um bar com Marco Antônio, repórter da TV Panorama a respeito da filmagem que será feita durante a escalada, Ronaldo quase é intencionalmente atingido por uma garrafa de cerveja.
 Dagomir e a noiva Tânia são atropeladas por um fusca. Machucados, Dagomir fica impedido de chefiar a escalada. Fotos e “slides” sobre o pico são encontrados em um fusca de um traficante morto.
 Oswaldo, Márcia e Alfredo almoçam na vila de Paramim e conversam sobre as lendas em torno do pico Ninho dos Gaviões, situado perto dali. Depois, iniciam a primeira etapa da escalada.
 Caminhando durante horas dentro da mata da serra do Mar, os alpinistas resolvem fazer uma pausa para refrescar. Encontram uma cachoeira onde tomam banho antes de prosseguir a excursão.
 Equipados com todo o material necessário, os alpinistas, guiados por Oswaldo, começam a subir uma parte íngreme da montanha. Ajudando – se mutuamente, eles chegam sem problemas ao topo do pico.
 Márcia escreve numa pedra, quando é surpreendida por um homem que a ameaça com uma arma. Alfredo some e Márcia e Oswaldo são rendidos por Roy e Duca, os autores das ameaças e atentados contra eles.
 Os bandidos tinham galpões para o refino de cocaína no alto do pico. Juntando informações de Dagomir e Ronaldo, a polícia rende os bandidos com um helicóptero e vários soldados armados.
 A TV Bonsucesso filma os três alpinistas, que assistem ao programa junto dos amigos Dagomir e Tânia. Ao mesmo tempo, Ronaldo e Marco Antônio ficam furiosos, pois nem chegaram a escalar o pico