CÂNCER

25/11/2011 22:09

Células cancerosas tendem a invadir os tecidos adjacentes.

 

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, provocando o aumento significativo destas regiões. Pode haver, também, a invasão de tecidos e órgãos adjacentes e, em alguns casos, o espalhamento de células cancerosas pelo organismo, pelos vasos sanguíneos e/ou linfáticos, para diferentes regiões do corpo: as chamadas metástases. É devido a estes fatores que os cânceres também são chamados de tumores malignos.

Como o corpo possui um grande número de células diferenciadas, o tipo de câncer dependerá desse fator. Assim, cânceres de pele são aqueles localizados nesta região; aqueles que se iniciam em músculos, são os sarcomas, dentre outros exemplos. Seu crescimento não é muito previsível e, em alguns casos, mesmo com o tratamento feito com bastante rigor, pode ressurgir.

A manifestação do câncer ocorre em razão de alterações no DNA da célula, provocando interferências na regulação de seu crescimento, geralmente mais rápido do que quando se trata de tumores benignos. Para que tal evento ocorra, vários fatores podem ser os responsáveis - inclusive a existência de dois ou mais, relacionados. Predisposição genética, uso do cigarro, sexo desprotegido, exposição a radiações, ingestão de tóxicos, infecções virais, radiação solar, e até mesmo o envelhecimento, são fatores relacionados a vários tipos de câncer.

Como, geralmente, as células cancerígenas são menos especializadas, seu crescimento faz com que os tecidos afetados percam as suas funções, conferindo problemas sérios ao paciente - e, em alguns casos, sua morte. Apesar disso, muitos cânceres podem ser curados; principalmente se diagnosticados precocemente.

Alguns tipos câncer:

Câncer colo-retal
Câncer de colo de útero
Câncer de boca
Câncer de esôfago
Câncer de estômago
Câncer de fígado
Câncer de laringe
Câncer de mama
Câncer de ovário
Câncer de pâncreas
Câncer de pele
Câncer de próstata
Câncer de pulmão
Câncer no ânus
HPV
Leucemia
Linfoma de Hodgkin
Linfoma de Não-Hodgkin
Melanoma
Tumores de Ewing

Nesta seção você encontrará muitas informações sobre esta doença. Conheça nossos textos!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia