CAZUZA DE VIRIATO CORRÊA

23/11/2011 22:18

A obra Cazuza, verdadeira história de um menino de escola, de Viriato Corrêa, foi publicado pela primeira vez em 1938, e ocorreu numa época onde grande parte dos textos infantis brasileiros parecia comprometida com a formulação, defesa e difusão de uma determinada imagem de Brasil e de cidadão que a ele convinha.

 

Não me lembro qual a minha idade quando ficou decidido que, no ano seguinte, eu entraria na escola. Mas eu devia ser muito e muito pequeno. Tão pequenino que não pronunciava direitoAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. as palavras e ainda chupava o dedo e vestia roupinhas de menina.
 

Com essas linhas, o menino Cazuza inicia o relato de sua infância, que há mais de 60 anos vem sendo contada em livro homônimo de Viriato Corrêa. Na esteira da tradição dos romances de formação, Cazuza ou a história verdadeira de um menino de escola, como o autor afirma ter pensado em chamá-lo, disseca, em tom memorialista, o cotidiano da escola primária no período compreendido entre o fim do século XIX e início do século XX. Seria um bom título, não fosse sua extensão, uma vez que a idéia da escolarização como rito de passagem é bastante forte no livro, sendo, inclusive, o mote de toda a história - adentrar o mundo da escola significa tornar-se um “homenzinho” e, de uma vez por todas, “deixar os vestidinhos” para “ganhar calcinhas de menino”.

Aproveitando o calor do momento, em que a educação revelava-se imprescindível à formação do cidadão e à legitimação do regime estadonovista, Viriato Corrêa finalizou sua obra Cazuza – verdadeira história de um menino de escola, na qual não se furtou de abordar o valor da educação formal na constituição do cidadão. A educação é um tema sobre o qual o autor se debruçou com cuidado - e nem poderia ser diferente, uma vez que a obra Cazuza retrata a vida de um escolar - contemplando, principalmente, a instituição escolar, seus professores e a metodologia por eles empregada, num constante contraste entre a inovação e a tradição.

É ainda num pequeno povoado, Pirapemas, onde nascera e vivera seus primeiros anos, que Cazuza se interessa pela primeira vez por freqüentar a escola. O menino recorda-se de que Pirapemas “era um dos lugarejos mais pobres e mais humildes do mundo. Ficava à margem do Itapirucu, no Maranhão, no alto da ribanceira do rio. Uma ruazinha apenas com vinte ou trinta casas, algumas palhoças espalhadas pelos arredores e nada mais. Nem igreja, nem farmácia, nem vigário. De civilização - a escola apenas”.

E se a primeira motivação para o menino Cazuza ir à escola foi a possibilidade de passar a usar “calcinhas de menino”, como ele confessa logo no início do livro, a segunda, certamente, foi o seu primeiro contato com a escola, ainda em Pirapemas, que aconteceu num dia de festa - a festa da palmatória. Vale lembrar que as festas de encerramento escolar visavam estimular as crianças e suscitar no povo o interesse pela escola, por isso o capricho da decoração, a solenidade dos discursos e a alegria das crianças desfilando pelas ruas.

A escola estava enfeitada com flores e bandeirinhas, as crianças contentes ouviam o discurso do mestre que “começava desejando que os alunos fossem felizes durante as férias e terminava lembrando-lhes que não se esquecessem das lições aprendidas e de nenhum dos deveres de moral e disciplina”.

Este contato inicial proporcionou ao menino tal sensação de enlevo que lhe ficou a lembrança “de que a escola era um lugar de alegria (...) um lugar agradável, que dava prazer à gente”, por isso foi “com o coração aos pulos, numa alegria tão risonha” que Cazuza recebeu de seus pais a notícia de que, finalmente, no ano seguinte, poderia freqüentar a escola do povoado. A notícia instigou a curiosidade de seus colegas da vizinhança e “durante uma semana não se conversou outra coisa. O Chiquinho entusiasmou-se. Ia também dizer aos pais que queria entrar para a escola. O Vavá e o Maneco decidiram-se: entrariam também”.

Conforme se aproximava a tão esperada data, a excitação de Cazuza aumentava: mal podia conter a expectativa de partilhar aquela alegria que julgava existir no ambiente escolar. Porém, mais que momentos alegres e festivos, o menino ansiava por sua mudança de status: a entrada na escola excitava-lhe orgulho, pois lhe conferia uma posição diferenciada entre as crianças que ainda não a freqüentavam, a começar pela exigência de um novo guarda-roupa, que foi confeccionado pela mãe:

 

Além das calcinhas de menino, ela me fizera uma camisa igualzinha às camisas de meu pai (...). Havia também uns sapatos novos, um gorro azul com borla de seda e uma blusa à marinheira.E mal me acabaram de vestir, pus-me a passear pela calçada de minha casa, cheio de mim como um pavãozinho que expõe o esplendor de suas penas bonitas.
 

Os sapatos novos, as calcinhas de menino e a camisa “igualzinha” à que vestia seu pai evidenciam o “abandono” do mundo infantil de brincadeiras e poucas
responsabilidades. Até então o papel social de Cazuza consistia em ser um bom filho, obedecer a seus pais e amar sua família. Uma vez na escola, aprenderia a portar-se como um cidadão. Alargariam-se os limites de sua casa: o respeito deveria ser voltado à coletividade e o amor e a obediência que devotava a sua família deveriam ser devotados também e, principalmente, à sua pátria, como prescrevia o ideário estadonovista.

Neste sentido, a entrada na escola constitui-se um rito de passagem para o mundo adulto, simbolizado, no livro, pela concessão de um direitoAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. a Cazuza: o de se desfazer de sua vestimenta infantil.

Transcorrem os dias e a imagem de escola como um “lugar de festa” logo cede espaço para a realidade, e a desilusão manifesta-se já no início do ano letivo. A construção deteriorada pelo tempo e mal arejada, as paredes desnudas e sem caiação, a falta de mobiliário e de material adequados tornam o ambiente escolar bastante deprimente, como explicitam as palavras do protagonista:

 

A escola ficava no fim da rua, num casebre de palha com biqueiras de telha, caiado por fora. Dentro - unicamente um grande salão, com casas de marimbondos no teto, chão batido, sem tijolo. De mobiliário, apenas os bancos e as mesas estreitas dos alunos, a grande mesa do professor e o quadro-negro, arrimado ao cavalete. A minha decepção começou logo que entrei (...) as paredes nuas, cor de barro, sem coisa alguma que me alegrasse a vista. Durante minutos fiquei zonzo, como a duvidar de que aquela fosse a casa que eu tanto desejara.(...) As paredes sem caiação, a mobília polida de preto - tudo grave, sombrio e feio, como se a intenção fosse entristecer a gente.
 

No dia-a-dia, nada havia de festivo na escola - descobriu muito rapidamente Cazuza -, muito pelo contrário. As flores e os enfeites presentes no dia da festa da palmatória não estavam mais lá e as palavras do discurso do mestre, tão bonitas e amáveis, se transformaram em trovões que reboavam sobre as cabeças das crianças. Ao final deste primeiro dia de aula Cazuza estava “murcho, mole, fatigado e triste”. Sentia-se logrado em suas expectativas, e, como ele, as outras crianças, em cujos rostos Cazuza buscava, em vão, algum consolo: “Os meninos pareciam condenados: olhos baixos, voz assustada e dolorosa expressão de terror na fisionomia”. Não podia acreditar que esperara tanto por isso...

 

Escola, realmente, não podia ser aquilo. Escola não podia ser aquela coisa enfadonha, feia, triste, que metia medo às crianças. Não podia ter aquele aspecto de prisão, aquele rigor de cadeia. Escola devia ser um lugar agradável, cheio de atrativos, de encantos, de beleza, de alegria, de tudo que recreasse e satisfizesse o espírito.
 

O narrador parece carregar propositadamente nas tintas com que pinta a escola do povoado - a “escuridão” do quadro metaforiza a escuridão intelectual que grassava naquele espaço. A precariedade do ambiente evidencia a enorme distância que separa a escola do povoado daquelas que vinham sendo construídas nos centros urbanos, desde o início da República. O atraso da escola freqüentada por Cazuza é denunciado pelo menino ao relembrar que “as escolas antigamente não tinham, às vezes, mobiliário que prestasse, material de ensino que servisse, professores que cuidassem das lições, mas uma palmatória, rija, feita de boa madeira, não havia escola que não a tivesse”, o que denota que o atraso a que nos referimos, obviamente não se restringia às péssimas condições do espaço físico mas estendia-se aos métodos de estudo - bastante diferentes dos modernos processos pedagógicos que começavam a entrar em voga.

A escola do povoado evocada pelo narrador guarda muitos resquícios das escolas de primeiras letrasAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. do tempo do Império, que funcionavam, muitas vezes, na própria casa do professor ou em salas ou cômodos (mal) adaptados, pouco arejados e sem iluminação adequada e cuja despesa com aluguéis ficava por conta do próprio mestre-escola. Este quadro permaneceu ainda nas primeiras décadas da República, na zona rural, onde as escolas careciam de livros, cadernos, salas apropriadas e salários para os professores.

Afastadas dos centros urbanos, as escolas isoladas, como eram conhecidas, sobreviveram obscurecidas pelos grupos escolares que se erguiam imponentes nas cidades.

Embora fossem de extrema importância para a difusão do ensino alfabetizador de que a República tanto necessitava, as escolas isoladas não recebiam a devida atenção do Estado, que as privava de recursos. A prioridade do governo, estava claro, eram os investimentos na melhoria do espaço urbano, como saneamento básico, iluminação, água, transporte público, entre outras benfeitorias. O grupo escolar não só se insere neste conjunto de melhorias, como é a garantia do progresso da localidade que o possuía, pois era um símbolo de modernização cultural, irradiador de um dos mais caros valores urbanos - a cultura letrada.

O narrador já se ocupa de apresentar a escola como único símbolo de civilização, quando apresenta ao leitor o povoado em que vivia, perdido no interior do
Maranhão. É bem verdade que se tratava de uma escola retrógrada e ineficiente, mas, ainda assim, era um espaço reservado ao saber, que demarcava os indivíduos entre aqueles que a freqüentavam e os outros. Sem perder de vista o caráter formativo de seu livro, o discurso viriatiano segue insistindo nos benefícios e nas alegrias da escolarização. A Escola é o passaporte para a civilidade, é a alegria da socialização com outras crianças, é, enfim, a iniciação ao mundo moderno.

E moderna era uma qualidade que se podia empregar ao descrever escola da Vila. Apresentado como um grupo escolar, a escola dirigida por Dona Janoca, era bem diferente da escola do povoado:

 

A escola funcionava num velho casarão de vastas salas, que devia ter mais de meio século. Quando lá entrei, no primeiro dia, (...) senti no peito o coração bater jubilosamente.(...) Os salões, amplos e claros, abriam-se de um lado e de outro do vasto corredor, com filas de carteiras escolares, vasos de plantas, aqui e ali, e jarras de flores sobre as mesas. As paredes, por si só, faziam as delícias da pequenada. De alto a baixo uma infinidade de quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras recortadas de revistas, retratos de grandes homens, coleções de insetos, vistas de cidades, cantos e cantinhos do Brasil e do mundo.E tudo aquilo me encantava de tal maneira que eu, às vezes, deixava de brincar todo o tempo do recreio, para ficar revendo paisagem por paisagem, mapa por mapa, figurinha por figurinha.
 

A extrema e constante valorização da escola em Cazuza evidencia-se ainda neste diálogo travado entre a professora e o pai de um menino muito “vivo, dócil, inteligente e trabalhador” que, apesar de seus doze anos, nunca havia freqüentado a escola. Seu pai, mostrado como um homem rude, acreditava que não havia a necessidade de um homem instruir-se, - portanto, criara seus filhos todos analfabetos. O menino trabalhava com o pai, lenhador, por isso não podia freqüentar a escola. A professora, inconformada, insistia:

 

- É um crime deixar um menino destes sem instrução. Um pequeno que podia dar tanta coisa!
- Eu tenho necessidade dele no mato, para me ajudar.
- Ele que vá à escola depois que anoitecer, que eu, por exceção, o ensinarei à noite.
- À noite ele quer dormir. (...)
- Lembre-se de que, sem instrução, ninguém vive.(...) Sem instrução não há felicidade. (...) O seu filho poderia ser muito feliz se se instruísse. Mande o pequeno para a escola (...).
- Escola para quê? Tudo que ele precisa saber, e tudo que eu precisava que ele soubesse, ele sabe. Na escola a senhora não tem menino mais inteligente e sabido do que ele.
- Por isso mesmo deve instruir-se.
- Mas ele faz as coisas tão direitinho.
- Melhor as fará se tiver instrução. A perfeição é para quem tem saber. O analfabeto, por mais hábil que seja, nunca faz nada direito.

 

O desejo de freqüentar a escola, acalentado pelo menino com uma alegria ansiosa, é traço que distingue o livro Cazuza de outros romances escolares tornados clássicos na literatura nacional, como, por exemplo, O Ateneu (1888), de Raul Pompéia, Doidinho (1933), de José Lins do Rego e Infância (1945), de Graciliano Ramos.

Em Cazuza a hora de estudar não se reveste de angústia, mas de excitação como próprio narrador nos confessa:

 

Desde que me entendi, tive a preocupação de ser homem e nunca pude me ajeitar nos vestidinhos rendados de menina.(...) E, por amor às calças, comecei a mostrar amor aos livros.
 

Se, à primeira vista, a motivação que levou o menino a entrar em contato com o mundo das letrasAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. pode parecer supérflua, ou derivada de vaidade, deve-se olhá-la mais acuradamente. A preocupação em deixar os “vestidinhos de menina” simboliza o desejo de Cazuza, aliás, como o de qualquer criança, de crescer. O crescimento de Cazuza, no entanto, vai além de seu desenvolvimento físico - compreende a formação de seu caráter, a construção do cidadão de que o país tanto precisava nesse momento.

O livro Cazuza foi gerado pelos ideais e pelas idéias do Brasil dos anos de 1930 e, por isso, está comprometido com as tendências estéticas e literárias momento, cuja tônica era o nacionalismo ufano daquela década. Viriato Corrêa preocupava-se, em suas obras, principalmente naquelas dedicadas à infância, com “as
‘coisas e gentes brasileiras’ e com a formação da conduta ‘moral e cívica’ das crianças”, desvelando aos olhos infantis um Brasil que precisava ser construído como nação. Ao escrever Cazuza, o autor transformou em literatura os impulsos que estavam no cerne de um movimento nacional, então em processo, “que pode ser sintetizado na nova palavra de ordem: o deslocamento das populações do interior para as capitais, a fim de impulsionarem, com sua força de trabalho, a modernização do país, a industrialização e as novas relações produto/consumo”.

O livro insere-se perfeitamente no amplo projeto que estava empenhado em construir o Estado Nacional e o novo cidadão que a ele convinha, projeto civilizador que já começara a ser esboçado logo nos primórdios da República. O país modernizava-se e equipava-se para ingressar numa nova era do desenvolvimento do capitalismo, e a educação do povo revelava-se de fundamental importância para que esse projeto fosse levado a cabo com sucesso. Embora a ação da narrativa transcorra no entresséculos, são claramente perceptíveis os traços do ideário estadonovista, que repaginou muitos dos ideais dos primeiros republicanos como, por exemplo, a visão da educação como a redentora de uma nação ainda atada à ignorância e que, só através da escola, poderia o país alinhar-se nos trilhos do progresso, pois de lá é que sairia formado o cidadão produtivo e ciente de seus deveres para com a coletividade e para o engrandecimento da Pátria.

É nesse contexto político e ideológico que o livro Cazuza é gestado. Direcionada às crianças, a obra traz, num tom fortemente didático, questões que envolvem a moral, o enaltecimento de virtudes que devem a todo custo ser seguidas - tais como a tolerância, a generosidade, a obediência, o respeito e a piedade - e o repúdio aos vícios, como a mentira, a soberba, o autoritarismo, questões essas entremeadas com noções de higiene e de saúde, com a exaltação do amor à família, como célula a ser mantida, pois é no seu seio que se enceta a formação do cidadão, que será posteriormente lapidado pela escola.

O livro acompanha, portanto, os anos de escolarização de Cazuza, cujo término coincide com o término da própria infância - que durava o tempo do ciclo escolar, entendido como o tempo necessário para a formação do indivíduo. Durante esse período, as experiências vividas pelo menino, protagonista e narrador da história, em casa, na rua e, finalmente, na escola - revelados como espaço de aprender - proporcionam-lhe o conhecimento necessário que orientará a formação de sua conduta ética.

À medida que o menino cresce, aumenta seu repertório de experiências, resultado de sua interação com a família, com os amigos da vizinhança e com os professores. Por isso, o processo de educação de Cazuza só estará concluído quando este tornar-se “um homenzinho”, como Viriato Corrêa se refere ao personagem ao final do curso primário.

Adulto em miniatura, seu processo educativo encerra-se com a conclusão do ciclo escolar: o menino estará finalmente pronto, moldado, constituído como cidadão.

O percurso de Cazuza em busca de sua formação inicia-se com seu ingresso na escola de primeiras letrasAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. no povoado de Pirapemas, onde nasceu. Freqüenta, depois, a escola da Vila, em Coroatá, para onde seus pais se mudaram, em virtude de questões de ordem financeira, e, por fim, ingressa no Colégio Interno, em São Luís, capital do Maranhão. Múltiplas realidades são experimentadas desde que Cazuza se torna um menino de escola: no povoado, depara-se com uma escola desestimulante, tosca e sem atrativos, onde o professor grita e aterroriza as crianças com sua aliada pedagógica, a palmatória; na escola da Vila, afeiçoa-se às duas professoras, solteiras, que nutrem pelas crianças um amor maternal, sendo exemplos de candura, meiguice e paciência, e, finalmente, no Colégio Interno, instituição urbana e moderna, Cazuza entra em contato com diversos professores e enfrenta a difícil tarefa de memorizá-los e relacioná-los com suas devidas disciplinas.

É interessante observar que o progresso escolar de Cazuza corresponde a seu gradual afastamento do campo: do povoado para a vila e desta para a cidade, capital do estado, o contato com o meio urbano ocorre num crescendo e, a cada nova mudança, novas descobertas enchem o menino de alegria. Viriato Corrêa explicita, na narrativa, o quanto o processo evolutivo da sociedade rumo aos avanços econômicos, tecnológicos, sociais, morais e políticos, já alcançados pelas nações mais desenvolvidas, estava vinculado à educação, cuja função neste processo deveria ser a de um dínamo propulsor.

A trajetória de Cazuza por estes locais e a diversidade de escolas por ele experimentada oferecem-lhe a oportunidade de vivenciar episódios variados, dos quais é sempre possível retirar um aprendizado. Cenas escolares e domésticas revezam-se como pano de fundo para a abordagem de temas julgados pertinentes à formação da conduta das crianças, constantemente confrontadas com valores que deverão ser assimilados e, posteriormente, reproduzidos e aplicados no decorrer de suas vidas. Tudo é pretexto para que lições sejam desfiadas na voz do adulto - seja ele representado pela figura dos pais, do professor, do médico ou do pároco - este sempre muito atento e pronto a interceder, mediando quaisquer situações de embate como, por exemplo, a suposta superioridade do menino mais rico da sala, a tirania dos mais fortes sobre os mais fracos, ou qualquer manifestação preconceituosa que pudesse emergir a partir da interação das personagens.

Viriato Corrêa introduz suas personagens, principalmente as infantis, apresentando-as por meio de traços distintivos, fortemente marcados, o que as tornam fácil e rapidamente identificáveis pelo leitor. Estes traços aderem de tal modo a cada uma delas, que não seria exagero afirmar terem sido construídas num processo quase caricatural. Portadoras de uma única característica, revelada desde logo, elas desfilam pela narrativa encarnando virtudes e vícios que, ao serem exacerbados, visam unicamente a um bem sucedido ensinamento.

As personagens de um romance podem ser planas ou esféricas: as primeiras seriam aquelas que, por serem construídas em torno de uma única idéia ou qualidade, permanecem inalteradas em qualquer circunstância. Já as personagens esféricas seriam as organizadas com maior complexidade e, por isso, capazes de surpreender seu leitor - pois trazem em si a imprevisibilidade da vida. Entretanto, embora não surpreendam o leitor, essas personagens pouco complexas cumprem exatamente seu papel dentro de uma narrativa cujo intuito primeiro é educar e formar: o maniqueísmo das personagens em Cazuza, ao contrário de enfraquecer a narrativa, tem por função realçar as virtudes e os valores, que deveriam ser incorporados, e os vícios, que deveriam ser evitados pelas crianças leitoras.

Em Cazuza, o protagonista vive algumas das experiências mais típicas do gênero, a saber: a separação em relação à casa paterna, a atuação de mentores e de instituições educacionais, o encontro com a esfera da arte, experiências intelectuais eróticas, experiência em um campo profissional e eventualmente também contato com a vida pública, política. Embora a experiência erótica não faça parte do universo do menino Cazuza, todas as outras experiências citadas podem ser aplicadas à sua trajetória: o colégio interno e o convívio com os professores desta instituição, em especial com o Professor João Câncio, com quem aprendia além dos conteúdos escolares, muitas lições de vida; as luzes e as vitrines da cidade e seu teatro que permitiram à criança roceira o contato com o Belo, e, finalmente, o contato direto com as ambigüidades políticas, ao vivenciar o embate travado na própria instituição escolar entre o menino rico e o menino pobre.

As inúmeras microlições que povoam o cotidiano de Cazuza e de seus colegas vão sendo sorvidas pelos leitores à medida que avançam em suas páginas. São ensinamentos transmitidos didaticamente, ora de modo mais objetivo, como no discurso de um mestre, ora de modo mais velado, através de parábolas e leituras exemplares - lições que estão em perfeita consonância com o momento político que o país atravessa. As experiências vividas por Cazuza, apesar de retratarem as peculiaridades dos costumes de uma época determinada, representam, em essência, a necessária experiência a ser vivida por todas as crianças: a de crescer e se tornar um adulto. Paralelamente a essa experiência do indivíduo em seu processo de crescimento ‘natural’ e cultural, corre a experiência da nação, que vai se modificando através dos tempos. Assim, as transformações privadas e particulares do protagonista imiscuem-se com essas modificações, confundindo-se com a amplitude das transformações públicas e gerais da nação. Desse nexo, surge o homem novo de um mundo novo, mas ambos - indivíduo e sociedade - emergem de tal maneira conectados que o destino de um se exprime no desenvolvimento do outro, inscrevendo, a biografia privada, os seus sinais no devir histórico.

E é dentro deste movimento dialético que ressalta-se as discussões de Viriato Corrêa sobre a Pátria, o Trabalho e a Educação que perpassam toda a narrativa de Cazuza. Acredita-se que a forma como estão entrelaçadas estas temáticas as torna de extrema importância no ideário estadonovista: o engrandecimento da Pátria é fruto do trabalho do cidadão educado, instruído e moldado pela escola.

A questão da Pátria é generosamente contemplada em diversas circunstâncias ao longo do livro. São, porém, os capítulos intitulados “Que é Pátria”, “Que é Brasil” e “A obra dos brasileiros” aqueles que traduzem de forma mais explícita as questões que Viriato Corrêa julga interessantes para a formação do caráter infantil e é, neles, principalmente que vou me ater para a discussão do tema Pátria. Tais capítulos estão impregnados de um nacionalismo eufórico e de um civismo
ímpar, bastante condizentes com o momento histórico.

O tema em questão surge, no capítulo “Que é Pátria”, com a discussão, em sala de aula, sobre um dos símbolos pátrios - a bandeira nacional - sugerido pelo professor como tema de uma produção de texto:

 

- O tema que eu vou dar para a composição de hoje, (...), além de belo, deve ser grato para vocês.
E escreveu no quadro-negro: A Bandeira Nacional.
De ponta a ponta das carteiras as fisionomias se alegraram.

 

A alegria compartilhada pelos alunos provém, primeiramente, do fato de que discorrer sobre a bandeira nacional seria uma novidade em relação aos velhos temas de composições enfadonhos e inexpressivos a que eram sempre submetidos, mas, principalmente, porque esse seria um tema de fácil execução. A facilidade ao executar a tarefa proposta pelo professor revela o apreço e o orgulho que estas crianças nutrem pelos símbolos pátrios, aqui representados pela bandeira nacional. Pegas pelo coração, asseguram não lhes faltar assunto quando o tema lhes é tão caro, e explicitam isso enquanto elaboram seus textos, anunciando que “com um tema dessa ordem a pena corre sobre o papel”, ou que “não há caiporismo” que os impeça de fazer bem esta tarefa.

Em Cazuza, Corrêa também procura resgatar o passado histórico, com o intuito de reforçar o sentimento nacionalista. Assim, o professor, durante as aulas, não poupa os alunos de uma rememoração incansável sobre os feitos de nossos heróis, arrolando desde nossos primeiros patriotas, os defensores do solo brasileiro, como Estácio de Sá, Mem de Sá, Araribóia e Jerônimo de Albuquerque e a coragem desses homens para expulsar os franceses do Rio de Janeiro e do
Maranhão, assim como os pernambucanos que arrasaram o domínio holandês no Norte, até chegar a um herói anônimo, um voluntário da Guerra do Paraguai, que era gratificado com um pequeno soldo que a nação lhe pagava por ter lutado em defesa da pátria.

O capítulo que retrata o episódio deste voluntário de guerra merece ser comentado. Em poucas palavras, pode-se dizer que o capítulo apresenta um soldado brasileiro - o voluntário - vigiando um prisioneiro paraguaio. Estando apenas os dois homens frente a frente, eles começam a conversar, e da simpatia para a piedade é um curto passo: o soldado brasileiro liberta o prisioneiro paraguaio. A passagem dos anos, porém, não apaga da memória do nosso soldado este seu ato, e uma dúvida martela sua mente: Seria correto apiedar-se de um inimigo da pátria?

O padre que ouvia o voluntário tenta apaziguar seu espírito, dirimindo sua dúvida - que poderia ser a dúvida de qualquer cidadão ciente de seus deveres para com sua pátria:

 

Nunca pode ser um ato mau aquele que é um ato de piedade humana. No mundo não deve haver povos amigos, povos inimigos; só deve haver irmãos.
O bom patriotismo é aquele que se pode praticar juntamente com a fraternidade. Porque o bom patriotismo não é o que vence as guerras, mas o que realiza a paz e a concórdia dos homens. (...)
O seu procedimento seria belo em qualquer ocasião e mais belo foi por ter sido na guerra. Na guerra o fim é destruir. Não há clemência, não há humanidade. E você, na guerra, teve um gesto de misericórdia. (...)
Pode ser que, para os homens, você seja um criminoso, mas para Deus, que não nos fez inimigos e, sim, irmãos, você praticou uma nobre ação.

 

Percebe-se, mais uma vez que, para Viriato Corrêa, o patriotismo não pode ser incondicional. O autor já deu mostra disso no episódio que retrata as belezas naturais do país, que não deveriam ser exaltadas sem razão. Exaltar o que me pertence, apenas porque é meu, não é patriotismo - ser patriota é reconhecer, por exemplo, que “a natureza brasileira não é nenhuma perfeição de doçura e amenidade”, ou que “não temos ferro, não temos petróleo, não temos outros minerais que são a riqueza real do mundo”, mas, por outro lado, temos a verdadeira riqueza que “é aquela que está nas mãos do homem”, ou seja, a sua capacidade para encarar os problemas da pátria, buscando solucioná-los.

Assim como faz com as virtudes, Viriato elege alguns valores a serem trabalhados com seus pequenos leitores. O ideal de liberdade é um deles e pulsa forte na escrita desse autor, que tem bastante firme a idéia que os brasileiros trazem em seu caráter o gérmen da liberdade.

Em Cazuza, o discurso viriatiano também consagra várias linhas à defesa da liberdade, cujo valor é exaltado tanto através de situações corriqueiras, quanto através de fatos importantes para a história do país. Singelo, porém revelador, é o episódio em que o menino Cazuza, desobedecendo sua mãe, prende num alçapão um corrupião que “andava a cantar, todas as manhãs, na cerca da casa de moer cana”. A mãe do menino se contraria:

 

- Cazuza, eu já te disse que isso não se faz!(...)
- Mas este não foi tirado do ninho expliquei-lhe. Já é grande, não tem mãe.
- Mas tinha liberdade e tu lhe roubaste a liberdade. Deus fez as aves para viverem livremente no espaço e tu queres encerrá-las nas grades de uma gaiola.
- Mas eu lhe dou comida, água, tudo, acrescentei. Ela pegou-me pelo braço.
- Onde mamãe vai me levar? Indaguei assustado.
- Vou prender-te no quarto, uma semana, (...) um mês.
- Não, não! Bradei.
- Mas eu te dou água, comida, tudo. Por que não queres?
- Porque é ruim, respondi. Assim não brinco, não corro, não vejo nada.
- Ah! Exclamou mamãe. Então a comida, água, não bastam. É preciso a liberdade que tu não podes dispensar, é a liberdade que queres tirar ao corrupião. A prisão que te assusta é a prisão que queres dar ao pássaro.

 

A conclusão a que a mãe induz o filho a chegar é a de que não basta prover, suprir um ser com as necessidades mais básicas de sobrevivência, se ele não puder provar o sabor de ser livre.

Cazuza, sintonizado com seu tempo, capta e traduz as principais questões do momento sobre esse tema. O livro enfatiza, em variadas situações, a idéia de que o trabalho honesto dignifica e enobrece o homem, e isso diz respeito tanto àquele que executa a atividade quanto ao que a contrata; afinal, o contratante, ou seja, o patrão, é aquele quem propicia ao empregado construir sua própria riqueza.

Exemplar é o episódio que narra a briga, no recreio, entre dois colegas de classe, um rico e um pobre. Desnecessário dizer que o rico é apresentado como
“pretensioso”, pois “olhava os companheiros por cima dos ombros”, e egoísta, aquele para quem “não existia a camaradagem”, ao passo que o pobre tem de
seu apenas o “brio de cumprir seu dever de estudante”. A contenda acirra-se e logo se desvia para a questão da suposta superioridade do garoto rico:

 

- Não lhe dou pancadas porque não me troco com você.(...)
- Não se troca comigo, por quê? Pensa que tem o rei na barriga?!

 

A professora, que com “um psiu enérgico fê-los parar”, acode veemente:

 

- O trabalho honesto não diminui ninguém. Eleva. O pai de Custódio sendo carreiro de seu pai não está recebendo nenhum favor.
Um precisa de serviço; o outro, de dinheiro. Há uma troca entre os dois. Seu pai dá o dinheiro de que o pai de Custódio necessita; o pai do Custódio faz o serviço de que seu pai tem necessidade.
Seu pai, como prefeito, não recebe um pequeno ordenado, a que chamamos subsídio? É uma troca. Ele dá o seu trabalho ao povo; o povo dá-lhe uma determinada quantia pelo seu trabalho. E o trabalho do pai do Custódio é tão honesto como o trabalho de seu pai.

 

É interessante perceber que, em Cazuza, a eclosão dos conflitos dá-se, invariavelmente, na presença de adultos - sejam eles os pais, os professores ou mesmo o
padre - os quais, por estarem sempre com olhos e ouvidos muito aguçados, atuam de forma quase imediata e bastante pontual sobre os problemas, garantindo sua supressão. Sufoca-se o conflito antes que ele se desenvolva e atinja proporções “indevidas”, numa artimanha semelhante à que se pretendia que ocorresse nos espaços fabris, onde se vivia um clima de suspeição generalizada que legitimaria uma vigilância freqüente. Os adultos educadores de Cazuza se assemelhariam ao Estado protetor de Vargas, aquele que, a exemplo desses adultos em constante vigília, tutela os conflitos da sociedade.

A saúde e a integridade física e mental do trabalhador brasileiro não poderiam ser deixadas de lado em Cazuza. A narrativa de Viriato não se furtou de abordar situações que envolvessem a saúde e os hábitos de higiene, explicitando serem eles fatores intrinsecamente relacionados ao progresso do país. É com este intuito que nos é apresentada a personagem Pata-choca, por exemplo, um dos internos no colégio de Cazuza, cuja função é trazer à luz a questão da saúde do cidadão, em especial do cidadão-trabalhador.

O menino era “o aluno mais atrasado da escola. Havia bastante tempo que lá estava e não conhecia, sequer, as letrasAche os cursos e faculdades ideais para você. É fácil e rápido. do alfabeto”. No povoado em que vivia, Pata-choca era encarado com um misto de consternação e indiferença - a indiferença reservada àquelas criaturas de quem não se espera coisa alguma. Todos acreditavam que ele era “o modelo do menino que não dá para nada”, por isso ele carregava nos ombros o pesado estigma da inutilidade e do vício:

 

Era um pequeno amarelo, feio, desmazelado, carne balofa, olhos mortos, barriga muito grande e pernas muito finas. Vivia silencioso, boca aberta, cochilando nos bancos, com um eterno ar de cansaço, como se a vida lhe fosse um grande sacrifício. Mas nada o corrigia. Ao apanhar distraídas as pessoas de casa, atirava-se aos torrões de terra, comendo-os gulosamente.
 

Os sintomas da ancilostomose, que num passado não tão distante já preocupara, e muito, as autoridades sanitárias e até mesmo os intelectuais do país, são detalhadamente apresentados, bem como os encaminhamentos que se deveriam dar a casos deste tipo - consultar um médico, tomar remédios, ter hábitos de higiene - numa bem sucedida tentativa do autor de alertar a população e conduzi-la a uma vida mais saudável. A ignorância e o preconceito devem ser combatidos, pois eles não permitiam ao pai enxergar a doença do filho, creditando à sua vontade voraz de comer terra uma sem-vergonhice, um vício. Poucas páginas adiante aparece no povoado um médico. Viriato Corrêa faz uso freqüente desta prática em Cazuza, que é a de não deixar o leitor esquecer-se dos problemas levantados na narrativa antes que eles sejam, de algum modo, resolvidos, prática, aliás, condizente com a intenção educativa/formativa do livro.

Desta forma, o surgimento providencial do médico, casualmente a bordo do “vaporzinho” que aporta no povoado carente de um sistema de saúde, é a chance de
redenção de Pata-choca. O diálogo travado com o pai do menino aponta para a necessidade de se estar alerta aos males do corpo:

 

- Como deixou o menino ficar neste estado? É preciso curá-lo e curá-lo com presteza. (...)
- Ele não é doente, doutor! O que ele é, é sem-vergonha. Está assim porque come terra. (...)
- Ele come terra é porque está assim. O que esta criança tem são bichas. As bichas é que o fazem comer terra. (...) São os vermes, no estômago e no intestino, que obrigam esta pobre criança a ter desejos esquisitos de comer coisas extravagantes. O senhor com certeza dá-lhe bordoada.
- Sim, doutor, para lhe tirar o vício.
- Não adianta nada. (...) O que adianta é remédio. O que é preciso é curá-lo.
No dia em que deixar de ter vermes, deixará de comer terra. (...) É bem possível que neste menino mole e triste esteja uma criatura alegre e inteligente. Dê-lhe remédio para lombrigas.

 

O diagnóstico do médico é certeiro e suas palavras, proféticas: dezenas de páginas depois, quando Cazuza já freqüenta o colégio na capital, reaparece Pata-choca. Ele “estava irreconhecível”: tornou-se um menino saudável, cheio de vontade e ativo, “com uma brilhante expressão de inteligência nos olhos” e atende, agora, pelo nome de Evaristo. A mudança de nome vem completar a transformação pela qual o menino passou, selando definitivamente o passado de vergonha e tristeza. Livre da doença e, conseqüentemente, livre dos estigmas, o menino insere-se perfeitamente na escola, de onde sairia pronto para contribuir com sua parcela, como um homem são, produtivo e que, portanto, merece ser valorizado socialmente, porque é um verdadeiro trabalhador.

A preocupação com a formação do professorado é outra questão que emerge das páginas de Cazuza, ao explicitar, por exemplo, que a diretora da escola da vila, para onde o menino se mudara com seus familiares, tinha feito um curso na capital, que a ensinara a trabalhar com as crianças. Conhecida por abolir de sua escola os castigos físicos, a jovem diretora era questionada por muitos adultos da comunidade - claros representantes da ala retrógrada - sobre seus métodos, pois estes adultos não podiam compreender que diretora não tivesse o costume de castigar os alunos. A sua resposta era a de que preferia fazer os alunos estudarem usando os meios brandos, o estímulo e o exemplo.

 

Dona Janoca, a diretora, recebeu-me com o carinho com que se recebe um filho. Os meninos e as meninas, que me viram chegar, olharam-me risonhamente, como se já tivessem brincado comigo.
Eu, que vinha do duro rigor da escola do povoado, de alunos tristes e de professor carrancudo, tive um imenso consolo na alma.
A escola da vila era diferente da escolinha do povoado como o dia é da noite.
Dona Janoca tinha vindo da capital, onde aprendera a ensinar crianças. (...)
Havia em suas maneiras suaves um quê de tanta ternura que nós, às vezes, a julgávamos nossa mãe.
Sua voz era doce, dessas vozes que nunca se alteram e que mais doces se tornam quando fazem alguma censura.
Mostrava, sem querer, um grande entusiasmo pela profissão de educadora: ensinava meninos porque isso constituía o prazer de sua vida.

 

Fonte: Ana Elisa de Arruda Penteado, mestra em Literatura, UNICAMP