CONTEÚDO - LÍNGUA PORTGUESA - 9º ANO FUNDAMENTAL II

11/12/2011 12:00

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Linguagem oral

Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção

 Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, ambiguidade a subjetividade do discurso.

 Análise de informações explícitas, inferências e informações implícitas do enunciador, bem como posicionamento crítico em relação às vozes do discurso.

 Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade.

 Elaboração de sínteses orais, a partir da escuta de ideias, debates, teses, opiniões e/ou a partir de leituras diversas.

 

Linguagem escrita

Gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, romance, reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião, editorial, carta do leitor, manifesto, carta argumentativa, resenha crítica;

 Análise e reflexão sobre a língua;

 Característica dos diversos gêneros discursivos;

 Análise das sequências discursivas;

 Dissertação/ argumentação (tópico frasal);

 Variação linguística;

 Figuras de linguagem;

 Léxico: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia;

 Ortografia;

 Pontuação e seus efeitos expressivos;

 Estrutura e processos de formação de palavras;

 Sintaxe do período composto ( coordenação e subordinação);

 

 Relações de concordância verbal e nominal entre os termos da oração;

 Regência de nomes e verbos e suas implicações de sentido;

 Colocação pronominal.

 

REDAÇÃO

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

Linguagem oral

 Leitura oral: expressividade, entonação, musicalidade, dicção;

 Interpretação do texto oral, considerando a polissemia, a ambiguidade e a subjetividade do discurso;

 Percepção das intencionalidades discursivas ao analisar as informações explícitas e implícitas, as inferências e os pressupostos, além de posicionamento crítico em relação às vozes do discurso;

 Argumentação e contra-argumentação com consistência e objetividade;

 Elaboração de sínteses orais a partir da escuta de ideias, debates teses e opiniões, levando-se em conta leituras diversas;

 

Linguagem escrita – Produção de textos

Reconhecimento e caracterização dos diversos gêneros textuais: conto, crônica, cartum, charge, tira, poema, reportagem, noticia, artigo de opinião, editorial, carta do leitor, manifesto, carta argumentativa, resenha critica , romance, entrevista;

 Os elementos estruturadores do texto argumentativo;

 Os tipos de argumento;

 A clareza e a objetividade;

 Os elementos de textualidade;

 O tópico frasal;

 A legibilidade, a organização no espaço, a correção e a pontuação;

 A coesão e a coerência.