CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO MÉDIO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
LINGUAGENS
* LINGUAGEM: SER NO MUNDO E COM O OUTRO:-
A) ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM
B) LINGUAGEM EM COMUNICAÇÃO
C) LINGUAGEM E SENTIDOS
D) LINGUAGEM E MATERIALIDADE
NESTE ...
A) LINGUAGENS, LINGUGAGEM VERBAL E LÍNGUA
B) SIGNOS E LINGUAGEM VERBAL
C) A LINGUAGEM VERBAL E AS LÍNGUAS
D) OS ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM VERBAL
E) O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA
F) A LÍNGUA COMO SISTEMA
G) A AMPLIAÇÃO DO CMAPO DE ESTUDOS DA LINGUÍSTICA
H) PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA LÍNGUA
I) A LÍNGUA E A PERCEPÇÃO SOBRE A REALIDADE
J) A ORTOGRAFIA COM CONVENÇÃO
K) O NVO ACORDO ORTOGRÁFICO
L) ACENTUAÇÃO GRÁFICA
* UMA LÍNGUA, MUITA LÍNGUAS
NESTE ...
A) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
B) VARIAÇÃO HISTÓRICA
C) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA
D) VARIAÇÃO REGIONAL
E) VARIAÇÃO SOCIAL
F) VARIAÇÃO SITUACIONAL
G) VARIAÇÃO PADRÃO
G) HÍFEM
* LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
NESTE ...
A) AS RELAÇÕES COMUNICATIVAS
B) TEORIA DA COMUNICAÇÃO
C) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
D) FUNÇÕES DA LINGUAGEM
E) ALÉM DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO
F) SUJEITO, INTERAÇÃO E SENTIDOS
G) A COMPLEXIDADE DA INTERAÇÃO ENTRE SUJEITOS
H) LER O MUNDO
I) PAPÉIS SOCIAIS E LINGUAGEM
J) ASPAS
* DA FALA PARA A ESCRITA, DA ESCRITA PARA A FALA
NESTE ...
A) QUEM NASCEU PRIMEIRO, A FALA OU A ESCRITA?
B) FALA E ORALIDADE
C) ESCRITA E LETRAMENTO
D) DUAS MODALIDADES, UMA LÍNGUA
E) O CONTINUUM ENTRE A FALA E ESCRITA
F) LITERATURA DE CORDEL: POESIA PARA SER LIDA E OUVIDA
G) A CRASE
* LINGUAGEM E SENTIDO
NESTE ...
A) AS PALAVRAS E AS COISAS
B) SEMÂNTICA: OS MODOS DE CRIAR SENTIDO
C) COMO A LÍNGUA SIGNIFICA O MUNDO
D) SINÔNIMOS, HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS
E) ANTÔNIMOS
F) HONÔNIMOS E PARÔNIMOS
G) SENTIDO DENOTATIVO, SENTIDO CONOTATIVO E POLISSEMIA
H) AS REFERÊNCIAS QUE O SUJEITO CRIA NA LÍNGUA
I) OS PARÔNIMOS
* A LINGUAGEM OPACA
NESTE ...
A) FIGURAS DE LINGUAGEM
B) PRINCÍPIOS DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM
C) RELAÇÕES ENTRE SOM E SENTIDO
D) ALITERAÇÃO E ASSOMÂNCIA
E) RELAÇÕES SINTÁTICAS
F) ANÁFORA
G) ASSÍNDETO E POLÍSSENDETO
H) RELAÇÕES SEMÂNTICAS
I) COMPARAÇÃO E METÁFORA
J) METONÍMIA
K) PROSOPOPEIA
L) ANTÍTESE E PARADOXO
M) RELAÇÕES ENTRE SIGNO E SEU REFERENTE
N) IRONIA
O) O SENTIDO FIGURADO NO TEXTO DE DIVULGAÇÃO
P) SEQUÊNCIA DISCURSIVA
* LINGUAGEM E MATERIALIDADE
NESTE ...
A) A LÍNGUA NO MICROSCÓPIO
B) FONEMA E LETRA
C) VOGAIS, CONSOANTES E SEMIVOGAIS
D) ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSOANTAIS
E) COM QUANTAS LETRAS SE FAZ UM FONEMA?
F) DÍGRAFOS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS
G) SEPARAÇÃO DE SÍLABAS NA ESCITA
H) AS UNIDADES MÍNIMAS DE SENTIDO DAS PALAVRAS
I) TIPOS DE MORFEMA E DE ELEMENTOS MÓRFICOS
J) DESINÊNCIA
K) AFIXO
L) VOGAL TEMÁTICA
M) ELEMENTOS MÓRFICOS: VOGAL E CONSOANTE DE LIGAÇÃO
N) A POESIA CONCRETA: JOGOS DE SOM, FORMA E SIGNIFICADO
* DE ONDE VÊM AS PALAVRAS?
NESTE ...
A) PALAVRAS QUE JUNTAM PARA FORMAR OUTRAS: COMPOSIÇÃO
B) COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO
C) COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO
D) HIBRIDISMO
E) PALAVRAS NASCIDAS DE OUTRAS PALAVRAS: DERIVAÇÃO
F) DERIVAÇÃO PREFIXAL
G) DERIVAÇÃO SUFIXAL
H) DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL
I) DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA
J) DERIVAÇÃO REGRESSIVA
K) DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA
L) OUTROS PROCESSOS DE RENOVAÇÃO
M) SIGLONIMIZAÇÃO E ABREVIAÇÃO
N) EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS
O) NEOLOGISMOS
P) GÍRIAS E JARGÕES
Q) NEOLOGISMOS E A LÍNGUA QUE NÃO PARA DE MUDAR
* AS TRAMAS DA LÍNGUA
NESTE ...
A) TECER COM PALAVRAS
B) COMO SE COSTURAM OS SENTIDOS DE UM TEXTO
C) MECANISMOS DE COESÃO
D) MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE COERÊNCIA
E) A REPETIÇÃO E A PROGRESSÃO TEXTUAL
* PRODUÇÃO DE TEXTO: TECENDO SENTIDOS
NESTE ...
A) NARRAR - CONTO
B) RELATAR - NOTÍCIA / REPORTAGEM
C) EXPOR - RESUMO / COMUNICAÇÃO ORAL
D) ARGUMENTAR - DISSERTAÇÃO ESCOLAR / CARTA DE RECLAMAÇÃO
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Interpretação de textos de diferentes gêneros
Funções da linguagem
Fato / Opinião
Estrutura das palavras
Formação de palavras
Divisão silábica
Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico)
Ortografia
Emprego do hífen (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo)
Morfologia (apresentação das classes morfológicas)
Morfologia: artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio Plural dos substantivos compostos;
Substantivos que mudam de significado ao mudarem de gênero;
Concordância Nominal;
Concordância Verbal;
Regências.
REDAÇÃO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como
produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Narração, descrição e dissertação.
Elementos constitutivos do texto narrativo:
Objetivo e ponto de vista;
Personagens;
Ações;
Narrador;
Enredo;
Tempo e espaço;
Características da notícia e da narrativa ficcional;
Elementos constitutivos do texto descritivo:
Objetivo;
Ponto de vista;
Linguagem descritiva;
Impressões sensoriais;
Enumeração;
Descrição objetiva;
Descrição subjetiva;
Descrição estática;
Descrição dinâmica.
Introdução ao estudo do texto dissertativo e suas principais características.
Expositivo
A argumentação
Tipos de argumentação: por comparação, por ressalva, etc.;
Informatividade e senso comum;
Intertextualidade na arte, na música e na literatura;
Temas de vestibulares (textos argumentativo-dissertativos;
* Projetos e Pesquisas.