CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO MÉDIO

05/12/2011 22:13

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

LINGUAGENS

* LINGUAGEM: SER NO MUNDO E COM O OUTRO:-

A) ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM

B) LINGUAGEM EM COMUNICAÇÃO

C) LINGUAGEM E SENTIDOS

D) LINGUAGEM E MATERIALIDADE

 

NESTE ...

A) LINGUAGENS, LINGUGAGEM VERBAL E LÍNGUA

B) SIGNOS E LINGUAGEM VERBAL

C) A LINGUAGEM VERBAL E AS LÍNGUAS

D) OS ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM VERBAL

E) O SURGIMENTO DA LINGUÍSTICA

F) A LÍNGUA COMO SISTEMA

G) A AMPLIAÇÃO DO CMAPO DE ESTUDOS DA LINGUÍSTICA

H) PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA LÍNGUA

I) A LÍNGUA E A PERCEPÇÃO SOBRE A REALIDADE

J) A ORTOGRAFIA COM CONVENÇÃO

K) O NVO ACORDO ORTOGRÁFICO

L) ACENTUAÇÃO GRÁFICA

 

* UMA LÍNGUA, MUITA LÍNGUAS

 

NESTE ...

A) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

B) VARIAÇÃO HISTÓRICA

C) VARIAÇÃO GEOGRÁFICA

D) VARIAÇÃO REGIONAL

E) VARIAÇÃO SOCIAL

F) VARIAÇÃO SITUACIONAL

G) VARIAÇÃO PADRÃO

G) HÍFEM

 

* LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

 

NESTE ...

A) AS RELAÇÕES COMUNICATIVAS

B) TEORIA DA COMUNICAÇÃO

C) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

D) FUNÇÕES DA LINGUAGEM

E) ALÉM DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO

F) SUJEITO, INTERAÇÃO E SENTIDOS

G) A COMPLEXIDADE DA INTERAÇÃO ENTRE SUJEITOS

H) LER O MUNDO

I) PAPÉIS SOCIAIS E LINGUAGEM

J) ASPAS

 

* DA FALA PARA A ESCRITA, DA ESCRITA PARA A FALA

 

NESTE ...

A) QUEM NASCEU PRIMEIRO, A FALA OU A ESCRITA?

B) FALA E ORALIDADE

C) ESCRITA E LETRAMENTO

D) DUAS MODALIDADES, UMA LÍNGUA

E) O CONTINUUM ENTRE A FALA E ESCRITA

F) LITERATURA DE CORDEL: POESIA PARA SER LIDA E OUVIDA

G) A CRASE

 

* LINGUAGEM E SENTIDO

 

NESTE ...

A) AS PALAVRAS E AS COISAS

B) SEMÂNTICA: OS MODOS DE CRIAR SENTIDO

C) COMO A LÍNGUA SIGNIFICA O MUNDO

D) SINÔNIMOS, HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS

E) ANTÔNIMOS

F) HONÔNIMOS E PARÔNIMOS

G) SENTIDO DENOTATIVO, SENTIDO CONOTATIVO E POLISSEMIA

H) AS REFERÊNCIAS QUE O SUJEITO CRIA NA LÍNGUA

I) OS PARÔNIMOS

 

* A LINGUAGEM OPACA

 

NESTE ...

A) FIGURAS DE LINGUAGEM

B) PRINCÍPIOS DE CONSTRUÇÃO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM

C) RELAÇÕES ENTRE SOM E SENTIDO

D) ALITERAÇÃO E ASSOMÂNCIA

E) RELAÇÕES SINTÁTICAS

F) ANÁFORA

G) ASSÍNDETO E POLÍSSENDETO

H) RELAÇÕES SEMÂNTICAS

I) COMPARAÇÃO E METÁFORA

J) METONÍMIA

K) PROSOPOPEIA

L) ANTÍTESE E PARADOXO

M) RELAÇÕES ENTRE SIGNO E SEU REFERENTE

N) IRONIA

O) O SENTIDO FIGURADO NO TEXTO DE DIVULGAÇÃO

P) SEQUÊNCIA DISCURSIVA

 

* LINGUAGEM E MATERIALIDADE

 

NESTE ...

A) A LÍNGUA NO MICROSCÓPIO

B) FONEMA E LETRA

C) VOGAIS, CONSOANTES E SEMIVOGAIS

D) ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSOANTAIS

E) COM QUANTAS LETRAS SE FAZ UM FONEMA?

F) DÍGRAFOS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS

G) SEPARAÇÃO DE SÍLABAS NA ESCITA

H) AS UNIDADES MÍNIMAS DE SENTIDO DAS PALAVRAS

I) TIPOS DE MORFEMA E DE ELEMENTOS MÓRFICOS

J) DESINÊNCIA

K) AFIXO

L) VOGAL TEMÁTICA

M) ELEMENTOS MÓRFICOS: VOGAL E CONSOANTE DE LIGAÇÃO

N) A POESIA CONCRETA: JOGOS DE SOM, FORMA E SIGNIFICADO

 

* DE ONDE VÊM AS PALAVRAS?

 

NESTE ...

A) PALAVRAS QUE JUNTAM PARA FORMAR OUTRAS: COMPOSIÇÃO

B) COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO

C) COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO

D) HIBRIDISMO

E) PALAVRAS NASCIDAS DE OUTRAS PALAVRAS: DERIVAÇÃO

F) DERIVAÇÃO PREFIXAL

G) DERIVAÇÃO SUFIXAL

H) DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL

I) DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA

J) DERIVAÇÃO REGRESSIVA

K) DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA

L) OUTROS PROCESSOS DE RENOVAÇÃO

M) SIGLONIMIZAÇÃO E ABREVIAÇÃO

N) EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS

O) NEOLOGISMOS

P) GÍRIAS E JARGÕES

Q) NEOLOGISMOS E A LÍNGUA QUE NÃO PARA DE MUDAR

 

* AS TRAMAS DA LÍNGUA

 

NESTE ...

A) TECER COM PALAVRAS

B) COMO SE COSTURAM OS SENTIDOS DE UM TEXTO

C) MECANISMOS DE COESÃO

D) MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE COERÊNCIA

E) A REPETIÇÃO E A PROGRESSÃO TEXTUAL

 

* PRODUÇÃO DE TEXTO: TECENDO SENTIDOS

 

NESTE ...

A) NARRAR - CONTO

B) RELATAR - NOTÍCIA / REPORTAGEM

C) EXPOR - RESUMO / COMUNICAÇÃO ORAL

D) ARGUMENTAR - DISSERTAÇÃO ESCOLAR / CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Interpretação de textos de diferentes gêneros

 Funções da linguagem

 Fato / Opinião

 Estrutura das palavras

 Formação de palavras

 Divisão silábica

 Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico)

 Ortografia

 Emprego do hífen (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo)

 Morfologia (apresentação das classes morfológicas)

 Morfologia: artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio Plural dos substantivos compostos;

 Substantivos que mudam de significado ao mudarem de gênero;

 Concordância Nominal;

 Concordância Verbal;

 Regências.

 

REDAÇÃO

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como

produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Narração, descrição e dissertação.

 Elementos constitutivos do texto narrativo:

 Objetivo e ponto de vista;

 Personagens;

 Ações;

 Narrador;

 Enredo;

 Tempo e espaço;

 Características da notícia e da narrativa ficcional;

 

Elementos constitutivos do texto descritivo:

Objetivo;

 Ponto de vista;

 Linguagem descritiva;

 Impressões sensoriais;

 Enumeração;

 Descrição objetiva;

 Descrição subjetiva;

 Descrição estática;

 Descrição dinâmica.

 

Introdução ao estudo do texto dissertativo e suas principais características.

Expositivo

 A argumentação

 Tipos de argumentação: por comparação, por ressalva, etc.;

 Informatividade e senso comum;

 Intertextualidade na arte, na música e na literatura;

 Temas de vestibulares (textos argumentativo-dissertativos;

* Projetos e Pesquisas.