CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO MÉDIO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.
* LINGUAGEM: A ARQUITETURA DA LÍNGUA
NESTE ...
A) ORDENAR PALAVRAS, PRODUZIR SENTIDOS
B) INTRODUÇÃO A SINTAXE
C) FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
* PERÍODO SIMPLES
NESTE ...
A) TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
B) TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
C) TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
* PERÍODO COMPOSTO
NESTE ...
A) ORAÇÕES COORDENADAS
B) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
C) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
D) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
* ASPECTOS DA SINTAXE NA VARIEDADE PADRÃO
NESTE ...
A) COLOCAÇÃO PRONOMINAL
B) CONCORDÂNCIA REGÊNCIA
* PRODUÇÃO DE TEXTO: A PLURALIDADE EM DESTAQUE
NESTE ...
A) NARRAR - CONTO PSICOLÓGICO
B) RELATAR - ENTREVISTA
C) EXPOR - SEMINÁRIO / ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
D) ARGUMENTAÇÃO - ANÚNCIO PUBLICITÁRIO / ARTIGO DE OPINIÃO / DISSERTAÇÃO PARA O ENEM / DISSERTAÇÃO PARA O VESTIBULAR
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Interpretação de texto s de diferentes gêneros;
Funções da linguagem;
Fato / Opinião;
Estrutura das palavras;
Formação de palavras;
Concordância nominal / concordância verbal;
Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
Ortografia;
Emprego do hífen (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo);
Morfologia (apresentação das classes morfológicas);
Morfologia: artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio;
Verbos: tempos do presente, tempos do pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro (indicativo)
Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;
Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;
Vozes verbais;
Funções do pronome se;
Oração subordinada: substantiva, adjetiva, adverbial;
Oração coordenada.
REDAÇÃO
INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:
A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu
interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Revisão;
Texto Dissertativo;
Delimitação do tema;
A linguagem dissertativa;
As características do texto dissertativo-argumentativo;
Tipos de introdução;
O desenvolvimento: Tipos de argumentação/ Continuidade e Progressão;
A conclusão;
A carta dissertativa;
Estrutura e elementos da carta;
A máscara na carta;
Coerência e coesão textuais;
A redação no Enem;
Critérios de correção do Enem;
Critérios de avaliação de outros vestibulares;
Temas de vestibulares e atualidades são trabalhados durante todo o ano;
Textos de alunos que tiraram nota dez nos principais vestibulares;
* Projetos e Pesquisas.