CONTEÚDO - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO MÉDIO

05/12/2011 22:16

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação, da dimensão estética dos textos literários. É importante também que o aluno reconheça a literatura como forma de expressão estética de sentimentos humanos e valores sociais, produto de um trabalho do homem historicamente situado.

 

LINGUAGENS

 

* LINGUAGEM: ANALISAR, CLASSIFICAR, PRODUZIR SENTIDO

 

NESTE ...

A) LÍNGUA: FORMA, FUNÇÕES E SENTIDOS

B) ESCOLHER E CONBINAR

C) EIXOS E NÍVEIS DA LÍNGUA

D) O EIXO DAS ESCOLHAS E O EIXO DAS COMBINAÇÕS

E) OS NÍVEIS DE DESCRIÇÃO DA LINGUÍSTICA

F) ESCOLHER E COMBINAR NOS VÁRIOS NÍVEIS DA LÍNGUA

G) NÍVEL FONOLÓGICO

H) NÍVEL MORFOLÓGICO

I) NÍVEL SEMÂNTICO

J) NÍVEL SINTÁTICO

K) NÍVEL PROGMÁTICO

 

* TRÊS FACES DA PALAVRAS

 

NESTE ...

A) ANALISAR, DESCREVER E CLASSIFICAR PALAVRAS

B) CLASSIFICAR COMO? PARA QUÊ?

C) UMA LONGA TRADIÇÃO

D) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

E) AS 10 CLASSES DE PALAVRAS

 

* SERES, OBJETOS, QUANTIDADES E QUALIDADES

 

NESTE ...

A) SUBSTANTIVOS

B) ARTIGOS E NUMERAIS

C) ADJETIVOS

D) PRONOMES

 

* AÇÕES, ESTADOS E CIRCUNSTÂNCIAS

 

NESTE ...

A) VERBOS I

B) VERBOS II

C) ADVÉRBIOS

 

* CONEXÕES E EXPRESSÃO

 

NESTE ...

A) PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES E INTERJEIÇÕES

 

* PRODUÇÃO DE TEXTO: CONSTRUINDO OS GÊNEROS

 

NESTE ...

A) NARRAR - CRÔNICA

B) RELATAR - PERFIL BIOGRÁFICO

C) EXPOR - ARTIGO ENCICLOPÉDICO / ARTIGO EXPOSTIVO

D) ARGUMENTAR - EDITORIAL / RESENHA CRÍTICA / DEBATE REGRADO

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Interpretação de textos de diferentes gêneros;

 Funções da linguagem;

 Fato / Opinião;

 Revisão das classes morfológicas;

 Verbos: tempos do presente, do pretérito perfeito imperfeito, do futuro (todos do indicativo)

 Verbos: regulares, irregulares, abundantes, defectivos, anômalos;

 Análise sintática: sujeito / predicado, transitividade dos verbos, pronome-objeto, adjunto adnominal / complemento nominal, aposto / vocativo, tipos de predicado;

 Vozes verbais

 Funções do pronome se;

 Oração subordinada: substantiva, adjetiva.

 

REDAÇÃO

INTENÇÃO EDUCATIVA DA ÁREA:

A área tem como objetivo principal que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversos gêneros textuais. Espera-se que ele interaja com o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Como leitor, deseja-se que o aluno ouça, analise, interprete, avalie e critique as produções de fala e de escrita do outro; como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 O relato: diário pessoal: a presença da descrição e da dissertação

 O relato: relatório

 O texto narrativo

 

Elementos da narrativa:

A) Organização do enredo linear e do enredo não-linear;

B) Discurso direto, indireto e indireto-livre;

C) Tipos de narrador;

D) Personagens;

E) Tempo cronológico e psicológico;

 O texto dissertativo;

 Tipos de parágrafos de introdução;

 Dissertação expositiva e argumentativa;

 Descrever e dissertar;

 Narrar e dissertar;

 Técnicas de argumentação;

 A carta argumentativa;

 Características da carta;

 Diferenças entre a carta-argumentativa e o texto dissertativo-argumentativo;

 A máscara na carta;

 

Informatividade e senso comum

Paralelismo;

 Editorial;

 Artigo de opinião;

 Temas de vestibulares;

* Projetos e Pesquisas.