DENGUE

20/11/2011 21:17

A dengue é uma doença viral transmitida através da picada dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. São quatro tipos de vírus transmissores que desenvolvem dois tipos da doença: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Os mosquitos são escuros com algumas manchas brancas e são menores que o pernilongo. Possuem hábitos diurnos e são encontrados principalmente em áreas tropicais e subtropicais. O período mais propenso a epidemias é no verão durante ou após o período chuvoso.

Sintomas

Os sintomas da dengue são:
Dor de cabeça, nos olhos, músculos e juntas
Febre alta
Falta de apetite
Sangramento na gengiva e nariz
Manchas avermelhadas pelo corpo
Fraqueza
Vômito
Prurido

No caso de dengue hemorrágica pode ocorrer também:

Dor no fígado
Tonteiras
Desmaios
Pele e suor frios
Fezes escuras

A doença

Nos primeiros dias começam a aparecer alguns sintomas acima descritos que tendem a melhorar a partir do quinto dia. Após a doença, o organismo se torna imune ao vírus que lhe causou a doença, porém pode contraí-la novamente se outro tipo de vírus lhe for transmitido, permitindo assim que a pessoa tenha a doença quatro vezes.

Prevenção

Para evitar a doença é necessário que o mosquito não se reproduza. A reprodução é feita através da deposição de seus ovos em água parada e independe se está limpa ou não. A eliminação da água parada ocorre através de cuidados como substituir pratos com água em plantas por pratos com areia, retirar objetos que acumulam água de locais abertos, tampar caixa d’água, filtros e cisternas, limpar as calhas para que não ocorra a prisão de água e outras.

Tratamento

Ao detectar os primeiros sintomas é importante procurar um posto de saúde para que um profissional realize exames de confirmação da doença. Quando detectada, deve-se manter cuidados como repousar, ingerir bastante líquido, utilizar apenas medicamentos prescritos pelo médico, alimentar-se normalmente e realizar diariamente exames para contagem de plaquetas.

Por gabriela cabral