ENEM

20/11/2011 21:18

Há até pouco tempo os estudos do 3º ano eram direcionados e específicos para cada universidade que o estudante pretendia ingressar. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudou essa concepção e atualmente é responsável por grande parte dos ingressos em instituições de ensino superior no país.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e surgiu como uma simples prova de avaliação do desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares. Com o tempo foi ganhando relevância e hoje pode ser considerado o exame mais importante do Brasil.

A prática

Mas como é que ele funciona? A prova é similar ao exame do Vestibular, mas com uma diferença primordial: as questões são multidisciplinares. Se no vestibular uma questão de física só cobra conhecimentos dessa matéria, no Enem a mesma questão poderia exigir noções de química e matemática também, por exemplo.

O conteúdo cobrado no Enem abrange quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (inclui redação); ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada área é divida em 45 questões de múltipla escolha.

O exame do MEC é realizado em um final de semana, geralmente em outubro ou novembro. Em cada dia de prova duas áreas de conhecimento são cobradas e, no dia do exame de redação, os participantes têm uma hora a mais para responderem as questões.

A prova do Enem é repleta de imagens, gráficos e charges, que incentivam o aluno a pensar ao invés de acionar o “decoreba”. Entretanto, os enunciados longos podem tornar o exame um teste de resistência.

Como e por que participar?

Para participar do Enem você só precisa ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio. Se estiver fazendo o 3º ano em escola particular, você precisa pagar uma taxa de inscrição de R$ 35, e se estudar em escola pública, fica isento dessa taxa.

Fazendo esse exame você ajuda o MEC a avaliar a qualidade do ensino médio em escolas públicas e particulares do Brasil e, desse modo, saber de que forma deve intervir pela melhoria da educação. Além disso, muitas universidades, faculdades e centros universitários do país aceitam a boa média no Enem como critério de ingresso em um curso superior.

Assim, se você se sair bem na prova do Enem, pode utilizar essa nota para entrar na universidade sem ter que fazer vestibular. Se a faculdade de seu interesse não utiliza esse critério, no mínimo, a média do Enem lhe ajudará a conseguir bônus na pontuação de vestibulares de outras instituições.

ProUni

Outro ponto a favor é a participação no ProUni – Programa Universidade Para Todos. Só pode tentar uma bolsa universitária do ProUni o aluno que tiver participado do Enem (além de outros critérios socioeconômicos), com um bom desempenho. Portanto, mesmo que você não passe no vestibular de uma universidade pública, o Enem pode lhe ajudar a entrar em uma universidade particular com bolsa parcial ou integral.

A prova do Enem é aplicada apenas uma vez ao ano, mas sua média pode ser utilizada para candidatura às bolsas do ProUni nos dois semestres do ano seguinte (já que o ProUni é semestral).

Adaptado por Adriano Lesme
Especial para o Mundo Educação