RELAÇÃO DE SIGNIFICADOS ENTRE AS PALAVRAS
SINÔNIMOS – PALAVRAS DE SIGNIFICADOS PRÓXIMOS, SEMELHANTES. EXEMPLO:
- O AMOR PODE PROPORCIONAR SENSAÇÕES MARAVILHOSAS ÀS PESSOAS.
ANTÔNIMOS – PALAVRAS DE SIGNIFICADOS OPOSTOS. EXEMPLO:
- O AMOR PODE PROPORCIONAR SENSAÇÕES MELANCÓLICAS ÀS PESSOAS.
HIPERÔNIMOS / HIPÔNIMOS – PALAVRAS QUE PERTENCEM A UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO. A DIFERENÇA É QUE O HIPERÔNIMO POSSUI UMA SIGNIFICAÇÃO MAIS GENÊRICA E O HIPÔNIMO, UMA SIGNIFICAÇÃO MAIS ESPECÍFICA. A RELAÇÃO ENTRE HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS É MUITO ÚTIL PARA A RETOMADA DE ELEMENTOS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. EXEMPLOS.
- A CRIANÇA, O JOVEM, O ADULTO E O IDOSO NECESSITAM DE AFETO, CARINHO E SOLIDARIEDADE, PORÉM O SER HUMANO PARECE AINDA NÃO SE DAR CONTA DESSE FATO.
CRIANÇA, JOVEM, ADULTO, IDOSO – HIPÔNIMO
SER HUMANO – HIPERÔNIMO
- A FLORA É INTENSAMENTE PREEJUDICADA PELO DESCASO DO HOMEM. ÀRVORES, FLORES, FRUTOS MORREM DIARIAMENTE DEVIDO À EXCESSIVA POLUIÇÃO.
FLORA – HIPERÔNIMO
ÁRVORES, FLORES, FRUTOS – HIPÔNIMO
POLISSEMIA – É UMA PROPRIEDADE DE UMA PALAVRA ADQUIRIR MÚLTIPLOS SENTIDOS DENTRO DE UM MESMO CONTEXTO. VEJA.
O VERDADEIRO HERÓI NÃO É PRESO POR CORDAS...
E ATÉ MESMO CORRENTES...
PORÉM...
TE PEGUEI!
DE ALGUNS LAÇOS DO CORAÇÃO NINGUÉM ESCAPA.
NO TEXTO, HÁ UM JOGO COM OS SENTIDOS DAS PALAVRAS CORDAS, CORRENTES E LAÇOS.
CORDAS E CORRENTES SEMANTICAMENTE SÃO MAIS FORTES DO QUE LAÇOS. MAS, NO TEXTO, PARA ENFATIZAR A FORÇA DO AMOR, A PALAVRA LAÇOS, NA EXPRESSÃO “LAÇOS DO AMOR”, ADQUIRE UM SENTIDO DIFERENTES DO USUAL – MAIS FORTE DO QUE CORDAS E CORRENTES – PARA PRENDER O SER AMADO.
CONCLUI – SE, DESSA FORMA, QUE A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS NÃO É FIXA, DEPENDE DE QUEM USA COMO USA, ONDE USA, PARA QUE USA.
TAMBÉM É IMPORTANTE ENFATIZAR QUE, COM O USO, AO LONGO DO TEMPO, AS PALVRAS E/OU EXPRESSÕES PODEM DEIXAR DE TRANSMITIR A IDEIA ORIGINAL, ADQUIRINDO NOVOS SIGNIFICADOS.
HOMÔNIMOS - São palavras que têm a mesma pronúncia e significados diferentes.
Comprimento = extensão
Cumprimento = saudação
Descrição = representação
Discrição = prudência
Delatar = denunciar
Dilatar = estender
Entender = compreender
Intender = exercer vigilância
Peão = que anda a pé
Pião = brinquedo
Recrear = divertir
Recriar = criar novamente
Soar = emitir som
Suar = transpirar
PARÔNIMOS - São palavras semelhantes na forma, porém com sentidos diferentes.
Infringir = cometer infração
Infligir = aplicar castigo
Fruir = desfrutar
Fluir = correr
Acento = sinal gráfico
Assento = lugar de sentar
Caçar = perseguir animais
Cassar = tornar sem efeito
Paço = palácio
Passo = passada, caminhada
IRONIA – CONSISTE EM AFIRMAR – SE O CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, PRA EXTRAIR HUMOR DO TEXTO OU FORMULAR UMA CRÍTICA COM SARCASMO. EXEMPLO.
- O HOMEM, BICHO DA TERRA TÃO PEQUENO, CHATEIA – E NA TERRA.
NO VERSO, O RECURSO DA IRONIA É USADO PARA ENFATIZAR A IDEIA DA PEQUENEZ DO HOMEM DIANTE DO QUE REPRESENTA O UNIVERSO.
ANTÍTESE – CONSISTE NO EMPREGO DE IDEIAS CONTRASTANTES. EXEMPLO.
{...} SAUDADES E AMARGURAS TENHO EU TODAS AS HORAS.
QUEM NOITES SÓ CONHECEU,
NÃO PODE CANTAR AURORAS.
{...}
NESSES VERSOS A ANTÍTESE É USADA PARA SIMBOLIZAR AS DIFICULDADES DO EU LÍRICO, QUE EM VIRTUDE DOS SOFRIMENTOS VIVIDOS NÃO CONSEGUE SENTIR ALEGRIA.
GRADAÇÃO – CONSISTE NA ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS NUMA ORDEM CRESCENTE O DECRESCENTE. EXEMPLO:
{...}
POR MAIS QUE ME PROCURE, ANTES DE TUDO SER FEITO,
EU ERA AMOR, SÓ ISSO ENCONTRO.
CAMINHO, NAVEGO, VOO
SEMPRE AMOR.
{...}
NESSES VERSOS, A GRADAÇÃO É USADA PARA DEMONSTRAR A INTENSIDADE DE SENSAÇÕES VIVIDAS PELO EU LÍRICO EM RELAÇÃO AO AMOR.
ANÁFORA – CONSISTE NA REPETIÇÃO DE UMA MOU MAIS PALAVRAS NO INÍCIO DE VERSOS SEGUIDOS. É UM RECURSO MUITO UTILIZADO PARA REALÇAR O RITMO E A MUSICALIDADE DOS TEXTOS POÉTICOS. EXEMPLO:
POEMA COM AÇÚCAR
{...}
DE CORA DOCEIRA
DE CORA DA PONTE
DE CORA DA FONTE... DA VIDA
CANTO O POEMA
POEMA DE ENCANTO
POEMA QUE AFLORA
DA DOCE CORA
{...}
NO POEMA, O USO DA ANÁFORA DE CORA PRETENDER RESSALTAR OS VÁRIOS “JEITOS” DE SER DO POETA: DOCEIRA, DA PONTE, DA FONTE DA VIDA, O MESMO SE DÁ COM A REPETIÇÃO DE POEMA QUE ENFATIZA O QUE ELA FAZ.
CATACRESE – CONSISTE EM SE TRANSFERIR A UMA PALAVRA O SENTIDO PRÓPRIO DE UMA OUTRA, JÁ CONHECIDA E INCORPORADA À LÍNGUA. EXEMPLO:
O HOMEM EMBARCA EM FOGUETES, CÁPSULAS E MÓDULOS PARA CONQUISTAR PLANETAS.
O TERMO EMBARCAR FOI ORIGINALMENTE USADO PARA INDICAR VIAGEM EM BARCOS E NAVIOS; POSTERIORMENTE FOI EMPREGADO PARA OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE.