TÉCNICAS DE REDAÇÃO

20/11/2011 21:40

1 – OS DEFEITOS DO TEXTO

  • DESNECESSÁRIO O USO DE PALAVRAS DIFÍCEIS E DAQUELAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE;
  • EIVTE ABREVIAÇÕES;
  • NÃO SE ESQUEÇA DAS MAIÚSCULAS;
  • FUJA DOS LUGARES – COMUNS;
  • O USO DE PARÊNTESES;
  • ESTRANGEIRISMOS ESTÃO OUT, PALAVRAS DE ORIGEM PORTUGUESA ESTÃO IN;
  • SEJA SELETIVO, NADA DE GÍRIAS;
  • PALAVRAS DE BAIXO CALÃO PODEM TRANSFORMAR SEU TEXTO NUMA MERDA;
  • NUNCA GENERALIZE NADA;
  • EVITE REPETIR A MESMA PALAVRA;
  • NÃO ABUSE DAS CITAÇÕES;
  • NÃO SEJA REDUNDANTE: A MESMA COISA DE MANEIRA DIFERENTE;
  • SEJA MAIS OU MENOS ESPECÍFICO;
  • USE A PONTUAÇÃO CORRETA: CUIDADO COM A ORTOGRAFIA;
  • NUNCA USE SIGLAS DESCONHECIDAS;
  • NADA DE EXAGEROS: 100 BILHÕES DE VEZES;
  • EVITE ESÓCLISES: EVITÁ-LAS-EI;
  • FRASES COM APENAS UMA PALAVRA: CORTA!;
  • NADA DE ANALOGIAS: CHIFRES NA GALINHA OU SERIA NA CABRITA?;
  • NÃO ABUSE DAS EXCLAMAÇÕES!: SEU TEXTO FICA HORRÍVEL!!!!!! SÉRIO!;
  • EVITE FRASES EXAGERADAMENTE LONGAS;
  • SEJA INCISIVO E COERENTE, VÁ DIRETO AO PONTO;
  • NÃO COMEÇAR FRASES COM PRONOMES OBLÍQUOS: LHE ACONSELHARIA;
  • LEMBRE – SE DE TERMINAR AQUILO QUE VOC... ;

 

DA TEORIA À PRÁTICA

  • DESENVOLVA OS TÓPICOS A SEGUIR, CONSTRUINDO FRASES ADEQUADAS À CONTINUAÇÃO DAS IDEIAS EXPRESSAS:
  1. MUITAS PESSOAS QUE VIVEM EM GRANDES CIDADES SONHAM COM A VIDA NO CAMPO POR QUE...
  2. MUITOS ACREDITAM QUE A ARTE É DISPENSÁVEL; NO ENTANTO...
  3. O ESTUDANTE ESTÁ ADOENTADO, PORTANTO...
  4. PARTICIPEI DE UM PROCESSO SELETIVO E...
  5. VOCÊ PODE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS OU...

 

  • FORME UM SÓ PERÍODO, EMPREGANDO UM PRONOME RELATIVO (QUE, CUJO, ONDE, A QUAL ETC.); LEMBRE – SE DE ELIMINAR A REPETIÇÃO:
  1. AS PESSOAS VIERAM. VOCÊ FALOU DELAS.
  2. ESTE MENINO É MEU AMGIO. O PAI DELE ESTÁ AQUI.
  3. O LUGAR É REALMENTE BONITO. VOCÊ JÁ HAVIA FALADO DELE.
  4. ESTE É O PRINCIPAL COLÉGIO DA CIDADE. MUITOS ESTUDAM NELE.
  5. O ÚLTIMO LIVRO DE JORGE AMADO É EXCELENTE. ESTOU LENDO O ÚLTIMO LIVRO DE JORGE AMADO.
  6. ESTE PROFESSOR POSSUI IMENSA CULTURA. CONVERSEI LONGAMENTE COM ESTE PROFESSOR.
  7. ESSES SÃO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. AS CRIANÇAS PRECISAM DESSES DIREITOS.
  8. EU CONHECI A ASSISTENTE SOCIAL. A ASSISTENTE SOCIAL ESTÁ AQUI.
  9. ELE DOOU OS SEUS BRINQUEDOS. EU FALEI DOS BRINQUEDOS.
  10. A PROFESSORA INDICOU VÁRIOS LIVROS. NÓS LEMOS OS LIVROS.

 

  • APÓS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS FRAGMENTOS NARRATIVOS ABAIXO, PROCURE IDENTIFICAR E EXPLICAR A INCOERÊNCIA QUE APRESENTAM. REESCREVA – OS, ELIMINANDO POSSÍVEIS FALHAS NA ELABORAÇÃO TEXTUAL:
  1. DEVO CONFESSAR QUE MORRIA DE INVEJA DE MINHA COLEGUINHA POR CAUSA DAQUELA BONECA QUE O PAI LHE TROUXERA DA SUÉCIA: RIA, CHORAVA, BALBUCIAVA PALAVRAS, TOMAVA MAMADEIRA E FAZIA XIXI. ELA ME ALUCINAVA. SONHEI COM ELA NOITES A FIO. QUERIA DORMIR COM ELA UMA NOITE QUE FOSSE. UM DIA, MINHA VIZINHA ESQUECEU – A EM MINHA CASA. FUI DORMIR E, NO DIA SEGUINTE, QUANDO ACORDEI, LÁ ESTAVA A BONECA NO MESMO LUGAR EM QUE MINHA AMIGUINHA HAVIA DEIXADO. IMAGINANDO QUE ELA ESTIVESSE PREOCUPADA, TELEFONEI – LHE E ELA, MAIS DO QUE DEPRESSA, VEIO BUSCÁ – LA.
  2. CONHECI SHENG NO PRIMEIRO COLEGIAL E AÍ COMEÇOU UM NAMORO APAIXONADO QUE DURA ATÉ HOJE E TALVEZ PARA SEMPRE. MAS NÃO GOSTO DE SUA FAMÍLIA: REPRESSORA, PRECONCEITUOSA, PREOCUPADA EM MANTER AS MILENARES TRADIÇÕES CHNESAS. O PIOR É QUE SOU BRASILEIRA, DETESTO COMIDA CHINESA E NÃO SEI COMER COM PAUZINHOS. EM CASA, SÓ FALAM CHINÊS E DE CHINÊS EU SÓ SEI O NOME DO SHENG. NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, JÁ FAZIA DOIS ANOS DE NAMORO, ELE GANHOU CORAGEM E ME CONVIDOU PARA JANTAR EM SUA CASA. EU NÃO PODIA RECUSAR E FUI. FIQUEI CONHECENDO OS VELHOS, CONVERSEI COM ELES, OUVI MUITAS HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA CHINA, COMI TANTAS COISAS DIFERENTES QUE NEM SEI. DEPOIS, FOMOS AO CINEMA EU E O SHENG.

 

2 – DESCRIÇÃO

 

SÃO JOAQUIM – SC: A CIDADE DA NEVE

 

CONSIDERADA A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL, SÃO JOAQUIM É CONHECIDA COMO A “CIDADE DA NEVE”. NO INVERNO, TORNA – SE UM BERÇO DE FRIO E BELEZA PROPORCIONADO PELA PAISAGEM EM CONJUNTO COM A NEVE. AS NEVESCAS GERALMENTE OCORREM ENTRE JUNHO E AGOSTO, ESTENDENDO SEU BRANCO LENÇOL SOBRE OS MONTES, TELHADOS, MONTANHAS, PLANALTOS, VALES E TAIPAS CONTENÁRIAS, GARANTINDO, ASSIM, UMA VISÃO EMOCIONANTE. TAMBÉM OCORREM, FRQUENTEMENTE NO MUNICÍPIO, FORTES GEADAS, QUE CONTRIBUEM PARA O EMBELEZAMENTO DO CENÁRIO LOCAL. PARA RECEBER OS VISITANTES, ALÉM DO CALOR HUMANO DO JOAQUINENSE, A CIDADE CONTA COM VÁRIOS HOTÉIS E POUSADAS ACONCHEGANTES, AQUECIDAS PELO CALOR DAS LAREIRAS E FOGÕES A LENHA.

SENDO UM DOS GRANDES PRODUTORES DE MAÇÃ, O MUNICÍPIO OFERECE OUTRO ESPETÁCULO AOS VISITANTES COM A FLORADA E A COLHEITA DA MAÇÃ; FRUTA ESSA, BELA E SABOROSA, SÍMBOLO DA TRADICIONAL “FESTA NACIONAL DA MAÇÔ.

UM DOS GRANDES ATRATIVOS DE SÃO JOAQUIM É O SNOW VALLEY (VALE DA NEVE), COM 2.700 M DE TRIHAS, PASSANDO POR XAXINS GIGANTES, CACHOEIRAS (QUE NORMALMENTE CONGELAM NO INVERNO) E LAGOS EM 30 HECTARES DE MATA PRESERVADA. DENTRO DO PARQUE EXISTE UM RESTAURANTE, ÁREA PARA CAMPING, LOJA DE ARTESANATO E CABANAS RÚSTICAS PARA PERNOITE.

(GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. DISPONÍVEL EM WWW.SC.GOV.BR/PORTAL-TURISMO. ACESSADO EM 12.12.2006).

 

DA TEORIA À PRÁTICA

 

1 – COM QUE FINALIDADE O TEXTO FOI ELABORADO?

2 – IDENTIFIQUE TRECHOS EM QUE O OBSERVADOR EMPREGA A DESCRIÇÃO OBJETIVA. POR – QUE É IMPORTANTE RECORRER A TAL DESCRIÇÃO?

3 – IDENTIFIQUE PASSAGENS EM QUE O OBSERVADOR EMPREGA A DESCRIÇÃO SUBJETIVA. QUE FUNÇÃO ESSE TIPO DE DESCRIÇÃO EXERCE NO TEXTO?

4 – ELABORE A DESCRIÇÃO, DE FORMA OBJETIVA, DE UM DOS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE EM QUE VOCÊ MORA. LEVE EM CONTA QUE, PARA REALIZAR ESSE TIPO DE DESCRIÇÃO, É NECESSÁRIO O LEVANTAMENTO DO MÁXIMO DE INFORMAÇÕES QUE POSSAM SER EMPREGADAS EM SEU TEXTO.

 

3 – NARRAÇÃO

 

  • NARRADOR – QUEM CONTA A HISTÓRIA;
  • PERSONAGENS – PESSOAS, ANIMAIS E OBJETOS INANIMADOS PERSONIFICADOS, ETC;
  • TEMPO – TEMPORALIDADE EM QUE SE DÁ O DESENROLAR DAS AÇÕES DAS PERSONAGENS;
  • ESPAÇO – LUGARES EM QUE OCORREM AS AÇÕES DAS PERSONAGENS;
  • APRESENTAÇÃO – NESSA PARTE DO TEXTO, SÃO APRESENTADOS O CENÁRIO (ESPAÇO) E A MARCAÇÃO TEMPORAL (TEMPO) EM QUE SERÃO DESENVOLVIDAS AS AÇÕES DAS PERSONAGENS. NA MESMA PARTE AINDA, SÃO APRESENTADAS ALGUMAS DAS PERSONAGENS QUE FAZEM PARTE DA NARRATIVA, BEM COMO ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO IMPORTANTES DESTACAR PARA O DESENROLAR DA HISTÓRIA. VALE ATENTAR QUE, FREQUENTEMENTE, CERTAS NARRAÇÕES PROPÕEM OS ELEMENTOS DA APRESENTAÇÃO NO DECORRER DO TEXTO, COMEÇANDO A NARRATIVA EM PLENA AÇÃO.
  • CONFLITO OU COMPLICAÇÃO – REFERE –SE AO MOMENTO DA NARATIVA EM QUE VEMSO ESTRUTURADAS OPOSIÇÕES DESENROLADAS A PARTIR DE ALGUMAS SITUAÇÃO – PROBLEMA, QUE PODE TER SIDO CRIADA A PARTIR DA AÇÃO DE UMA OU MAIS PERSONAGENS, UMA ATITUDE, UM MOTIVO. VALE LEMBRAR QUE O IMPORTANTE DE TAL COMPLICAÇÃO É QUE ELA TRANSFORMA O CENÁRIO INICIAL EM QUE FORAM APRESENTADAS PERSONAGENS, TEMPO E ESPAÇO, CONFERINDO AÇÃO À NARRATIVA.
  • CLÍMAX – ÁPICE OU PONTO ALTO DA NARRAÇÃO EM QUE AS AÇÕES DAS PERSONAGENS SÃO ENCAMINHADAS AO MOMENTO DE MÁXIMA ESPECTIVA E TENSÃO DA HISTÓRIA.
  • DESFECHO – MOMENTO EM QUE SE BUSCA SOLUCIONAR AS OPOSIÇÕES OU SITUAÇÕES DE CONFLITO PROPOSTAS. É PRECISO DESTACAR QUE NEM SEMPRE ESSE CONFLITO É SOLUCIONADO; ALGUMAS NARRATIVAS PREFEREM VERIFICAR AS PRETENSÕES OU PROPÓSITOS DO NARRADOR A PARTIR DE REFLEXÕES ACERCA DO QUE FOI NARRADO.

 

DA TEORIA À PRÁTICA

 

1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:

TRAGÉDIA BRASILEIRA

(MANUEL BANDEIRA)

 

MISAEL, FUNCIONÁRIO DA FAZENDA, COM 63 ANOS DE IDADE, CONHECEU MARIA ELVIRA NA LAPA – PROSTITUTA, COM SÍFILIS, DERMITE NOS DEDOS, UMA ALIANÇA EMPENHADA E OS DENTES EM PETIÇÃO DE MISÉRIA. MISAEL TIROU MARIA ELVIRA DA VIDA, INSTALOU – A NUM SOBADO NO ESTÁCIO, PAGOU MÉDICO, DENTISTA, MANICURA... DAVA TUDO QUANTO ELA QUERIA. QUANDO MARIA ELVIRA SE APANHOU DE BOCA BONITA, ARRANJOU LOGO UM NAMORADO.

MISAEL NÃO QUERIA ESCÂNDALO. PODIA DAR UMA SURRA, UM TIRO, UMA FACADA. NÃO FEZ NADA DISSO: MUDOU DE CASA. VIVERAM TRÊS ANOS ASSIM: TODA VEZ QUE MARIA ELVIRA ARRANJAVA NAMORADO, MISAEL MUDAVA DE CASA.

OS AMANTES MORARAM NO ESTÁCIO, ROCHA, CATETE, RUA GENERAL PEDRA, OLARIA, RAMOS, BONSUCESSO, VILA ISABEL, RUA MARQUÊS DE SAPUCAÍ, NITERÓI, ENCANTADO, RUA CLAPP, OUTRA VEZ NO ESTÁCIO. TODOS OS SANTOS, CATUMBI, LAVRADIO, BOCA DO MATO, INVÁLIDOS...

POR FIM, NA RUA DA CONSTITUIÇÃO, ONDE MISAEL, PRIVADO DE SENTIDOS E DE INTELIGÊNCIA, MATOU – A COM SEIS TIROS, E A POLÍCIA FOI ENCONTRÁ – LA CAÍDA EM DECÚBITO DORSAL, VESTIDA DE ORGANDI AZUL.

 

  • A PARTIR DA ANÁLISE DO TEXTO, IDENTIFIQUE:
  1. ENREDO;
  2. PERSONAGEM (NS);
  3. ESPAÇO (S);
  4. TEMPO (S);
  5. NARRADOR (CLASSIFIQUE – O);
  6. ESTUTURA DA NARRATIVA (APRESENTAÇÃO, CONFLITO, CLÍMAX, DESFECHO).

 

2 – CRIE UMA CARTUM:

  1. RECORTES EM SEQUÊNCIA (SEM ESCRITA);
  2. CRIE UM TEXTO PARA ELE POR MEIO DE UMA NARRATIVA EM 3ª PESSOA, NARRADOR – OBSERVADOR.

 

4 – DISSERTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO

 

  • DISSERTAÇÃO – SUA OPINIÃO EM DETERMINADO ASSUNTO;
  • ARGUMENTAÇÃO – HABILIDADE DE PERSUADIR COM SUA OPINIÃO E TRANSFORMANDO – A EM A MELHOR DIANTE A DE TODOS.

 

DA TEORIA À PRÁTICA

 

1 - LEIA E INTERPRETE A LETRA DA MÚSICA PROPOSTA:

COMIDA – TITÃS

(COMPOSIÇÃO: ARNALDO ANTUNES/MARCELO FROMER/SÉRGIO BRITTO)

 

BEBIDA É ÁGUA!

COMIDA É PASTO!

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?...

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER COMIDA

DIVERSÃO E ARTE

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER SÁIDA

PARA QUALQUER PARTE...

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER BEBIDA

DIVERSÃO, BALÉ

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER A VIDA

COMO A VIDA QUER...

 

BEBIDA É ÁGUA!

COMIDA É PASTO!

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMER

A GENTE QUER COMER

E QUER FAZER AMOR

A GENTE NÃO QUER SÓ COMER

A GENTE QUER PRAZER PRÁ ALIVIAR A DOR...

 

A GENTE NÃO QUER

SÓ DINHEIRO

A GENTE QUER DINHEIRO

E FELICIDADE

A GENTE NÃO QUER

SÓ DINHEIRO

A GENTE QUER INTEIRO

E NÃO PELA METADE...

 

BEBIDA É ÁGUA!

COMIDA É PASTO!

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?...

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER COMIDA

DIVERSÃO E ARTE

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER SAÍDA

PARA QUALQUER PARTE...

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER BEBIDA DIVERSÃO, BALÉ

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

A GENTE QUER A VIDA

COMO A VIDA QUER...

 

A GENTE NÃO QUER SÓ COMER

A GENTE QUER COMER

E QUER FAZER AMOR

A GENTE NÃO QUER SÓ COMER A GENTE QUER PRAZER

PRÁ ALIVIAR A DOR...

 

A GENTE NÃO QUER

SÓ DINHEIRO

A GENTE QUER DINHEIRO

E FELICIDADE

A GENTE NÃO QUER

SÓ DINHEIRO

A GENTE QUER INTEIRO

E NÃO PELA METADE...

 

DIVERSÃO E ARTE

PARA QUALQUER PARTE

DIVERSÃO, BALÉ

COMO A VIDA QUER

DESEJO, NECESSIDADE, VONTADE

NECESSIDADE, DESEJO, EH!

NECESSIDADE, VONTADE, EH!

NECESSIDADE...

 

A MAIORIA DOS TRABALHADORES BRASILEIROS RECEBE O CHAMADO SALÁRIO MÍNIMO, COM BAE NOS VALORES DE ITENS DA CESTA BÁSICA. APÓS ANALISAR A LETRA DA MÚSICA E COMPREENDER O TEMA PROPOSTO POR ELA, DELIMITE – O, OU SEJA, DESSE UNIVERSO DE IDEIAS APRESENTADO, RESTRINJA O TEMA DE SUA ABORDAGEM. DEPOIS, ELABORE SOMENTE O PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO, OBSERVANDO AS ORIENTAÇÕES FORNECIDAS NO DECORRER DESTE CAPÍTULO.

 

2 – REFLITA SOBRFE A SEGUINTE QUESTÃO FORMULADA POR UMA PROPOSTA DE REDAÇÃO DA FUVEST (1999):

 

  • COMO VOCÊ AVALIA A JOVEM GERAÇÃO BRASILEIRA QUE CONSTITUI A MAIORIA DOS QUE CHEGAM AGORA AO VESTIBULAR? SITUADA, EM SUA MAIOR PARTE, NA FAIXA ETÁRIA QUE VAI DOS DEZESSEIS AOS VINTE E UM ANOS, QUE CARACTERÍSITCAS ESSA GERAÇÃO APRESENTA? QUE OPINIÃO VOCÊ TEM SOBRE TAIS CARACTERÍSTICAS?

 

3 – ANALISE O TEXTO DISSERTATIVO ABAIXO, APONTADO PELA FUVEST COMO UMA DAS MELHORES REDAÇÕES DO ANO DE 1992:

 

A OMISSÃO DO TERMÔMETRO

 

NENHUM MÉDICO É O CAUSADOR DO MAIL QUE ACOMETECE SEU PACIENTE. O TERMÔMETRO, MUITO MENOS. MAS O MÉDICO, DONO E USUÁRIO DO TEMÔMETRO, É O RESPONSÁVEL DIRETO PELA VIDA DO DOENTE. FAZER O POSSÍVEL PARA MANTER E REMEDIAR A SAÚDE HUMANA É DEVER DE TODO E QUALQUER MÉDICO.

O VESTIBULAR, ASSIM COMO O TERMÔMETRO, NÃO É O CAUSADOR DO MAL QUE CORRÓI O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. NÃO É CULPA DO VESTIBULAR OS BAIXOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES, A FALTA DE MATERIAL DIDÁTICO OU O ESTADO LAMENTÁVEL DE MUITOS PRÉDIOS ESCOLARES. NÃO É EM FUNÇÃO DO VESTIBULAR QUE O BRASIL COMPETE EM ÍNDICE DE ANALFABETISMO COM A NICARÁGUA OU HONDURAS. NÃO É GRAÇAS AO VESTIBULAR QUE APENAS UM, EM CADA CEM ESTUDANTES, CONSEGUE ATINGIR E CONCLUIR O CURSO SUPERIOR.

ENTRETANTO, O VESTIBULAR JAMAIS PODERIA SER CULPADO DESSES MALES. AFINAL, TRATA – SE DE UM PROCESSO. PROCESSO ESSE CRIADO E DIRIGIDO POR SERES HUMANOS. SENHORES PÚBLICOS SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO – MINISTRO DA EDUCAÇÃO, SENHORES QUE SÃO ESTES SIM, RESPONSÁVEIS PELO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. ORA, SE O TERMÔMETRO INDICA O FAVORECIMENTO DE UMA PARCELA MAIS RICA DA POPULAÇÃO, É PORQUE HÁ ALGO DE ERRADO. MAIS QUE ISSO: ESSE ALGO DE ERRADO JÁ FOI DETECTADO PELOS SENHORES RESPONSÁVEIS PELO ENSINO NO BRASIL. E ESSES SENHORES, MÉDICOS DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, SABEM DA DOENÇA. MAS NADA FAZEM. COMO CHAMAR A ISSO? OMISSÃO?

OS MESMOS SENHORES QUE FAZEM O VESTIBULAR SABEM DAS CARTEIRAS QUEBRADAS, DOS PROFESSORES MAL PAGOS, DO ANALFABETISMO, MAS LAVAM AS MÃOS. E ASSIM, O VESTIBULAR CONTINUA BARRANDO OS JOVENS DO MORRO E DAS FAVELAS.

 

  • APÓS A OBSERVAÇÃO MINUCIOSA DO TEXTO, LEVANTE OS SEGUINTES DADOS:
  1. TEMA DA REDAÇÃO;
  2. TESE DEFENDIDA PELO AUTOR;
  3. ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA DEFENDER A TESE;
  4. CONTEÚDO DA CONCLUSÃO;
  5. ESTRUTURA DO TEXTO INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

 

5 – GRAMÁTICA

 

  • REDUNDÂNCIAS
  1. PLANOS PARA O FUTURO;
  2. PEQUENOS DETALHES;
  3. TODOS FORAM UNÂNIMES;
  4. ELO DE LIGAÇÃO;
  5. MANTER O MESMO;
  6. SURPRESA INESPERADA;
  7. REGRA GERAL;
  8. ENCARAR DE FRENTE;
  9. LANÇAR NOVO OU CRIAR NOVO;
  10. EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS;
  11. CONSENSO GERAL;
  12. EXULTAR DE ALEGRIA;
  13. VELHA TRADIÇÃO;
  14. LABAREDAS DE FOGO;
  15. MONOPÓLIO EXCLUSIVO;
  16. COMPARECER EM PESSOA;
  17. ACABAMENTO FINAL;
  18. CONVIVER JUNTO
  19. PREVISÕES PARA O FUTURO;
  20. DEGENERANDO PARA PIOR;
  21. SUA PRÓPRIA AUTOBIOGRAFIA;
  22. SUPERÁVIT POSITIVO.

 

DA TEORIA À PRÁTICA

 

O TESTE A SEGUIR PERMITIRÁ QUE VOCÊ RESGASTE ALGUNS CONHECIMENTOS GRAMATICAIS.

 

1 – ELE PEDIU PARA ---------------------- VERIFICAR UMA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO.

  1. EU
  2. MIM

2 - ------------------------ MUITAS PESSOAS PEDINDO INFORMAÇÕES NESTE SÁBADO.

  1. HOUVE
  2. HOUVERAM

3 - ----------------------- CURSOS DE REDAÇÃO E GRAMÁTICA.

  1. MINISTRA – SE
  2. MINISTRAM – SE

4 - ------------------------- DE FUNCIONÁRIOS COMPETENTES NESTE SETOR.

  1. PRECISA – SE
  2. PRECISAM – SE

 

5 – ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA:

  1. RIQUEZA, SINGELEZA, SURDEZ, VIUVEZ, GRANDEZA
  2. AVALIZAR, RUBORIZAR, ECONOMIZAR, CIVILIZAR, ATUALIZAR
  3. OBSESSÃO, OBCECADO, ASCENSÃO, EXCURSÃO, EXTENSÃO
  4. QUIZESSE, PUSESSE, USÁRAMOS, HESITAR, EXCEÇÃO
  5. ESPONTÂNEO, ESTRANGEIRO, ESTRATOS, XÍCARA, XAROPE

 

6 – ASSINALE A ALTERNATIVA EM QUE TODAS AS PALAVRAS ESTÃO CORRETAS QUANTO À ACENTUAÇÃO GRÁFICA:

  1. GRAJAÚ, BALAÚSTRE, URUBÚS
  2. ÁRDUO, LÍNGUA, RAÍZ
  3. RAÍZES, FÚTEIS, ÁGUA
  4. HERÓI, ASSEMBLÉIA, CORÔA
  5. TÚNEIS, APÔIO, EQUILÍBRIO

 

7 – ASSINALE A FRASE DE PONTUAÇÃO ERRADA:

  1. JOSÉ, VENHA CÁ.
  2. PAULO, O MAIS MOÇO DA FAMÍLIA, É O MAIS ESPERTO.
  3. AO ACABAR AS AULAS OS ALUNOS, SE RETIRARAM.
  4. OS PROFESSORES, OS ALUNOS, O DIRETOR E OS FUNCIONÁRIOS SAÍRAM.
  5. SÃO PAULO, 22 DE MARÇO DE 1954.

 

8 – ASSINALE A ALTERNATIVA GRAMATICALMENTE CORRETA:

  1. NÃO TENHO DÚVIDA QUE ELE VENCERÁ.
  2. O ESCRAVO AMA E OBEDECE O SEU SENHOR.
  3. PREFIRO ESTUDAR DO QUE TRABALHAR.
  4. O LIVRO QUE TE REFERES É CÉLEBRE.
  5. SE LHE DISSEREM QUE NÃO O RESPEITO, ENGARAM – NO.

 

9 – ASSINALE A LETRA CORRESPONDENTE À ALTERNATIVA QUE PRETENDE CORRETAMENTE AS LACUNAS DA FRASE APRESENTADA:

ESPERO QUE ------------------- AVISADO DE QUE NÃO ------------- APARTES DURANTE A EXPOSIÇÃO, MAS PROPONHO ------------ LOGO EM SEGUIDA.

  1. OS TENHA, LHES PERMITIREI, OUVI – LOS
  2. OS TENHA, PERMITIREI – LHES, OS OUVIR
  3. TENHA – OS, PERMITIR – LHES – EI, OUVI – LOS
  4. TENHA – OS, LHES PERMITIREI, OS OUVIR
  5. TENHA – OS, PERMITIR – LHES – EI, OS OUVIR

 

10 – ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS LACUNAS NO SEGUINTE PERÍODO:

AGRADEÇO ------------------ VOSSA SENHORIA ------------------ OPORTUNIDADE PARA MANIFESTAR MINHA OPINIÃO -------------------------- RESPEITO.

  1. À, A, À
  2. À, A, A
  3. A, A, À
  4. A, A, A
  5. À, À, A

 

11 – A ÚNICA PALAVRA QUE NÃO SE ESCREVE COM “X” É:

  1. XÍCARA
  2. FLEXA
  3. ENXUTO
  4. ENXADA
  5. TROUXA

 

12 – ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

-------------- PERGUNTAS A RAZÃO DE MEU CIÚMES, SE SABES QUE AS PAIXÇÕES NÃO TÊM UM ----------------------------- ?

  1. PORQUE, PORQUE
  2. POR – QUE, PORQUE
  3. POR – QUE, PORQUÊ
  4. PORQUÊ, POR – QUE
  5. POR – QUÊ, PORQUÊ

 

13 – ENTREE ------------------ E VOCÊ NÃO HÁ MAIS ENTENDIMENTO.

  1. EU
  2. MIM

 

14 – O MINISTRO TENTOU, --------------------- NÃO CONVENCEU.

  1. MAS
  2. MAIS
  3. MÁS

 

15 - ---------------- CASAS.

  1. VENDEM – SE
  2. VENDE – SE

 

16 - ---------------- DE CABELEIREIROS.

  1. PRECISAM – SE
  2. PRECISA - SE