TRANSDISCIPLINARIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA

05/12/2011 22:09

Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos

Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam. (Sérgio Miranda)

Quando se fala em leitura, cobra-se do professor de Língua Portuguesa uma postura parecida ao do malabarista que faz girar vários pratos ao mesmo tempo e não pode deixar nenhum cair. De relatórios científicos a romances, de biografias a relatos de viagem, espera-se que ele aborde todos os gêneros e ainda que capacite os alunos para desenvolver o hábito da leitura por prazer, para estudar e se informar. Quando um desses "pratos" se quebra, todos os dedos apontam para você, o docente da disciplina. Mas será possível – e necessário – dar conta de tanta coisa?

Vamos por partes. É verdade que quem leciona Língua Portuguesa deve levar a turma a refletir sobre a maior multiplicidade de textos possível, assim como facilitar o contato com diversos tipos de leitura. Mas os colegas de equipe e o time de gestores podem ajudar muito a manter a "louça" girando – como você já deve ter percebido, essa é a tônica deste especial. Sem esquecer a função fundamental que você, pela familiaridade com o tema, pode desempenhar para articular as atividades de leitura em todas as disciplinas (leia mais no artigo), vale dedicar atenção aos gêneros que, em geral, são menos abordados em outras áreas, como os da esfera literária e os de opinião (leia o quadro abaixo). É esse o espírito desta reportagem, centrada na discussão de cinco tipos de texto específicos: do lado dos literários, a poesia (leia o infográfico abaixo), a crônica e o conto. E, no campo dos opinativos, a ênfase costuma recair em artigos e editoriais.

 

LEITOR EXPERIENTE

Como o sentido de um poema só se completa na leitura, é importante que alguém indique como lê-lo. Uma boa alternativa, quando possível, é apresentar gravações com o próprio autor.

 

SENTIDO

Para ajudar a construir o significado do texto, é possível propor perguntas que levem em conta o percurso proposto pelo poeta FORMA.

 

FORMA

No caso dos sonetos, é preciso mostrar que a estrutura de 14 versos em quatro estrofes geralmente expressa uma argumentação.

 

RIMAS

Identificar as terminações por letra não deve ser uma atividade mecânica. Mostre que, juntamente com a métrica, elas são um dos recursos essenciais à musicalidade do poema.

 

VOCABULÁRIO

Em vez de sublinhar cada palavra desconhecida, o melhor é deduzir o significado pelo contexto. Quando isso não é possível, é preciso entrar em ação e esclarecer a dúvida.

 

GÊNEROS PRIVILEGIADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA

POEMA

Tipo de texto que tenta transmitir o sentimento do belo merece atenção não apenas no conteúdo, mas também na forma como o poeta diz as coisas. O uso figurado das palavras, as repetições expressivas, as rimas e a métrica devem ganhar espaço para que a compreensão seja completa.

 

CRÔNICA

Redigido de forma livre e pessoal, o gênero tem como tema fatos do cotidiano ou ideias atuais, gerando enredos ficcionais ou inspirados na vida real, na forma de narração de acontecimentos ou emissão de opiniões. Vale explorar a presença do humor e da linguagem oral.

 

CONTO

Narrativa concisa e pouco extensa costuma se concentrar num conflito que se desenvolve rapidamente para um fim que pode surpreender quem lê. Dependendo de suas características, pode ser classificado como conto de fadas, fantástico, folclórico, psicológico, policial e de fundo moral, entre outros.

 

TEXTO OPINATIVO

Costumam aparecer na forma de artigos (em geral mais subjetivos, com o estilo do autor evidente) e editoriais (mais impessoais e sem identificação do autor, usados para exprimir as posições de uma determinada publicação). Nos dois casos, o objetivo é convencer o leitor do ponto de vista defendido.

 

LEITURA DE POEMA E ANÁLISE SEMÂNTICA

Bloco de Conteúdo

Língua escrita

 

Objetivos

Ler poemas em profundidade

Conhecer recursos da linguagem poética

 

Conteúdos

Antítese e metáfora

Roteiro para síntese semântica

 

Anos 8º e 9º

Tempo estimado

 

- Duas aulas

Material necessário

 

- Cópias do poema Motivo, de Cecília Meireles, disponível no livro Obra Poética e reproduzida abaixo.

 

Desenvolvimento

1ª etapa

Distribua cópias do poema Motivo, que reflete a maneira pela qual os poetas enxergam o mundo, e peça uma primeira leitura silenciosa:

 

Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

- não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo: mais nada.

 

OBS: Convide os estudantes a investigar os aspectos mais evidentes do texto. Por que é um poema? Há rimas? O que o título sugere? Peça que leiam o verbete num dicionário e debatam os sentidos que se aproximam do texto. Sugira que apontem os versos que consideraram difíceis de compreender.

 

2ª etapa

Na segunda leitura - dessa vez, realizada por você -, indique como devem ser lidos os versos com falsa terminação (a pausa compromete a compreensão). Com base no primeiro verso, pergunte: qual o motivo que leva o eu lírico a cantar? A seguir, explore o terceiro: "Não sou alegre nem triste". Há oposições semelhantes no texto? Explique que a antítese é uma figura de linguagem que aproxima duas palavras ou pensamentos de sentido contrário. Elas dizem respeito à poesia ou ao poeta? Por quê? Discuta hipóteses para a repetição da expressão "não sei".

 

3ª etapa

Ressalte a importância do verso: "Tem sangue eterno a asa ritmada". De que fala o eu lírico? O que poderia ser a "asa ritmada"? Em que a poesia se assemelha a "sangue eterno"? Mostre que a metáfora – substituição de um termo por outro em função de alguma semelhança, com transferência de significado – coloca que a poesia (ou canção), diferentemente do poeta, é eterna.

 

4ª etapa

Peça que os estudantes construam uma síntese semântica do texto com base em um roteiro de questões: que ideias o poema apresenta sobre o poeta? E sobre a poesia? Por que as antíteses se relacionam ao poeta? Qual a oposição entre a canção e o poeta? Por que a autora usa uma metáfora para falar da poesia?

 

Avaliação

Nas respostas do roteiro, verifique se o aluno incorporou as ideias debatidas, se entendeu o sentido geral do texto e como os recursos estilísticos ajudam a compô-lo. Para favorecer a familiaridade da turma com os textos literários, repita a atividade com outros poemas.